Sociedade

Sistema de contagem de pessoas e bicicletas permite definir planos sustentáveis para Quarteira

A Câmara Municipal de Loulé anunciou que terminam esta semana os trabalhos para mais uma medida no âmbito do projeto Quarteira Lab, que consiste na instalação de um sistema de contagem de pessoas e bicicletas junto ao cruzamento da Av. Dr. Carlos Mota Pinto com a Rua Vasco da Gama numa iniciativa cofinanciada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

PUB
 
A autarquia explica que este sistema tem por objetivo a recolha de dados concretos acerca das formas como as pessoas que frequentam este espaço se deslocam, dos locais por onde passam com mais frequência e de como esses números variam ao longo do tempo. Com esta medida a edilidade entende que terá acesso a "informação sobre estes hábitos de mobilidade suave que beneficiará a gestão e o planeamento do espaço urbano e permitirá a definição de políticas de sustentabilidade mais eficazes e adequadas ao território".
 
Os dados obtidos serão transpostos para uma plataforma agregadora que possibilitará a sua consulta, tratamento e monitorização. Paralelamente, é também objetivo do projeto, que a informação possa ser disponibilizada aos utilizadores do espaço do Quarteira Lab, tanto através de painéis informativos digitais instalados para o efeito como através de uma aplicação móvel.
 
Esta é mais uma das iniciativas implementadas pela Câmara Municipal de Loulé, que pretende fomentar a descarbonização da cidade de Quarteira, contribuindo para o aumento da qualidade do ar e para a criação de um espaço urbano mais sustentável.