Decorreu no passado dia 18 de maio, no Salão da Santa Casa da Misericórdia de Faro, a apresentação pública do Inventário do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia.
Uma apresentação que contou com a presença do Provedor José Candeias Neto, da Diretora Regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, a Diretora do Arquivo Distrital de Faro, Maria Luísa Pereira e, em representação do Município de Faro, a Chefe de Unidade de Bibliotecas e Arquivos, Sandra Martins.
De acordo com nota de imprensa da autarquia, esta apresentação concluiu um trabalho de cerca de dois anos, realizado pelo Arquivista Municipal em colaboração com Diretora do Arquivo Distrital de Faro e consistiu no levamento do estado de conservação e organização da documentação e posterior organização, seleção, identificação, que resultou na produção do Inventário do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Faro, em formato digital.
Deste modo, passa a estar disponível para consulta um dos mais ricos espólios documentais do concelho, composto por quatro fundos documentais (Santa Casa da Misericórdia de Faro; Apostolado da Oração; Junta Hospitalar; Centro de Assistência Social de Faro) e que contêm documentação do início do século XVI (1512) até à atualidade.
Para divulgar e facilitar a consulta da documentação em causa, encontra-se disponível no site do
Município de Faro o referido inventário, sendo que a documentação se encontra depositada no Edifício da Santa Casa da Misericórdia de Faro