Foi lançado, esta segunda-feira, 1 de abril, o site Revitalgarve, projeto inovador, que pretende criar um modelo de organização do sistema alimentar do Algarve, baseado numa Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA).
No site
https://revitalgarve.pt/ é disponibilizada informação institucional e recursos do projeto Revitalgarve, que vai contribuir para a revitalização de zonas rurais do Algarve. Em simultâneo, será tornado público o primeiro número da Folha Informativa do projeto - disponível no site - onde são apresentados os primeiros resultados dos grupos de trabalho que estão a trabalhar no terreno para tornar realidade os objetivos do projeto.
A iniciativa tem coordenação da Universidade do Algarve, que conta com o apoio do PRR e mobiliza diversas entidades públicas e privadas.
Mostrar o valor e promover a melhoria dos produtos da região do Algarve, e apoiar os produtores locais, a produção de alimentos mais sustentáveis, e a promoção de circuitos curtos de comercialização; promover a organização de um sistema alimentar mais sustentável, potenciador do aumento do consumo de produtos sazonais e locais, e em respeito pelos princípios da alimentação mediterrânica; garantir a qualidade e a origem dos produtos alimentares que consumimos, aumentar a confiança dos consumidores nos produtos locais e criar produtos diferenciados, aumentando o rendimento dos produtores, através da valorização da carne de uma raça autóctone da região em franco declínio, da valorização do figo e de uma espécie de pescado abundante na região, são os principais objetivos do projeto.