Sociedade

SmartBus da Huawei com paragens em Portimão e Faro

 
A sala de aula móvel da Huawei dedicada a crianças em idade escolar, tem visitado cerca de duas dezenas de cidades distribuídas por todo o território nacional. Portimão e Faro são as próximas paragens do SmartBus, nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, para receber, respetivamente, os alunos das escolas EB 2,3 Júdice Fialho e EB2,3 Dr. Joaquim Magalhães.

Sob o lema "Partilhar sem arriscar", a Huawei Portugal promove, junto de crianças e adolescentes entre os 10 e os 14 anos de idade, a utilização segura e responsável das novas tecnologias.
 
Deste modo, o SmartBus tem as portas abertas para receber crianças, pais e professores, pretendendo contribuir para o aumento da consciencialização sobre o bom uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) através das sessões didáticas ministradas nesta sala de aula móvel da Huawei.
 
De acordo com o relatório EU Kids Online 20201, mais de 80% das crianças entre os nove e os 16 anos utiliza um smartphone para aceder à Internet, enquanto 47% recorre a um PC ou laptop. Quanto a vivências no mundo virtual, importa salientar uma das conclusões deste estudo, nomeadamente o facto de mais de 20% das crianças entre os nove e os 14 anos ter reportado que sofreu más experiências na web, sendo que 44% dos inquiridos procuraram aconselhar-se junto de amigos e 37% falaram com os pais de situações que os deixaram incomodados, e apenas 7% falaram com professores sobre este tipo de situações. Porém, os resultados do relatório EU Kids Online 2020 evidenciam que as crianças e os jovens portugueses associam cada vez menos as situações de risco aos danos que podem decorrer delas.
 
Nesse contexto, a cibersegurança é um claro desafio para adultos e jovens, pelo que é importante que os adolescentes saibam usar as redes sociais com segurança e que os pais aprendam a utilizar a mesma tecnologia que os filhos. 
 
Com o projecto SmartBus, a Huawei procura contribuir para a educação dos mais jovens em Portugal, transmitindo os benefícios das TIC para aproveitar ao máximo e evitar os perigos que podem levar ao seu uso inadequado. 
 
As sessões, de caráter formativo mas também lúdico, têm duração de 55 minutos, com 25 pessoas por turma, e incluem dois educadores especializados, sendo realizadas numa sala de aula escolar simulada no interior do SmartBus, o qual possui muitos dispositivos interativos que servem para desenvolver atividades ou dinâmicas levantadas durante a sessão informativa, mas também didática.