Política

Sociais-democratas de Loulé e de Lagoa contra aumento do preço da água

Sociais-democratas de Loulé e de Lagoa contra aumento do preço da água
Sociais-democratas de Loulé e de Lagoa contra aumento do preço da água  
Foto Freepik
O PSD de Loulé e o PSD de Lagoa já manifestaram estar contra o aumento do preço da água nos respetivos concelhos.

Em reunião de câmara de segunda-feira, 19 de fevereiro, o presidente do PSD Loulé, Cláudio Lima, que interveio na qualidade de vereador em regime de substituição de Rui Cristina, que saiu do partido para ingressar no Chega, apresentou uma proposta no sentido de não acatar o aumento do tarifário da água decidido pelo governo e aprovado pela AMAL – Associação de Municípios do Algarve.
 
A proposta do PSD Loulé que visava impedir o aumento dos preços da água e que está previsto entrar brevemente em vigor, foi chumbada pelo executivo municipal liderado pelo Partido Socialista.
 
Para Cláudio Lima, «a situação grave que se vive de há alguns anos a esta parte de redução acentuada de precipitação, não é culpa dos consumidores finais. Mas quando se aumenta o preço da água, o sinal que é dado à população é que a culpa é das pessoas, quando sabemos que a responsabilidade maior é sim do governo e do executivo da Câmara Municipal de Loulé que pouco ou nada têm feito para “atacar” o problema
na sua raiz».
 
O responsável diz que a solução passa por requalificar as condutas de água no concelho, por forma a diminuir as perdas de água. «Dados da ERSAR, a entidade reguladora nesta área, revelou-nos que Loulé está em 1º lugar a nível regional na lista de incumpridores quanto às perdas reais de água, com 2,8 milhões de m3, ou seja 30% do que é faturado pela Águas do Algarve à Câmara de Loulé é perdido. Sabemos também que essa não é a única medida a tomar para resolver este grave problema, muitas delas são do governo central, mas este só se preocupou em fazer de conta que planeava, nunca em executar ao longo dos últimos 10 anos. E agora quem paga são sempre os mesmos», assinala em comunicado.
 
Em Lagoa, também o PSD diz estar contra o aumento do preço da água, defendendo que, «se há penalizações a aplicar, não é aos cidadãos, mas ao município, que na última década se absteve de investir na rede pública de abastecimento de água, na sua renovação e substituição, com prejuízos enormes nas perdas de água», argumenta numa nota enviada à comunicação social.
 
Para os sociais-democratas, as soluções passam por reforçar o investimento na recuperação e substituição das condutas para combater as perdas de água na rede pública; implementar «medidas sérias» no combate ao desperdício, promover uma campanha «maciça» de sensibilização para o uso moderado da água, premiar os consumidores pela sua poupança, implementar e incentivar a construção de sistemas de recolha de águas pluviais, bem como a construção de sistemas de tratamento e reutilização de águas residuais.