Sociedade

Sociedade Portuguesa de Pneumologia reúne em Albufeira cerca de 700 especialistas para debater os “caminhos da saúde respiratória em Portugal”

Durante três dias, Albufeira recebe o XXIX Congresso de Pneumologia, que conta com a presença de mais de 700 especialistas nacionais e internacionais.

PUB
 
“Novos caminhos para a Pneumologia em Portugal” é o mote daquele que é considerado o principal Fórum de discussão da saúde respiratória nacional. Temas como a Asma Brônquica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e Cancro do Pulmão estarão durante três dias no centro de um debate multidisciplinar que não esquece as politicas de referenciação e prevenção da doença respiratória, que afeta mais de um milhão de Portugueses.
 
Uma das outras patologias com especial destaque será a Asma Brônquica que «continua a ser uma doença respiratória com um impacto significativo e com uma crescente prevalência não só nas populações mais jovens como em idosos.» A asma brônquica constitui um importante problema de saúde cuja prevalência e gravidade se tem acentuado nas últimas décadas.
 
A nível mundial, a asma é uma das doenças crónicas mais frequentes, afetando cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. 
 
As projeções mundiais para 2025 estimam um aumento de mais 100 milhões de asmáticos. Em Portugal os números apontam para uma prevalência de asma de cerca de 10 %, pelo que esta doença afeta aproximadamente 1 milhão de portugueses.
 
A tão aguardada vacina para o Cancro do Pulmão será também abordada através de um painel que abordará novas possibilidades de prevenção no Cancro do Pulmão. Os cerca de 4000 novos casos de cancro do pulmão que todos os anos surgem em Portugal continuam a ser um dos motivos para que este tema permaneça na base da discussão do combate ao tabagismo, que representa 80% da causa direta desta doença.
 
Considerado já o maior Fórum de discussão nacional em torno das doenças respiratórias, este é um encontro que reúne, de 25 a 27 de outubro, em Albufeira, mais de 700 profissionais de saúde nacionais e internacionais.
 
Algarve Primeiro