Desporto

«Sonho» da nova pista de BMX de Quarteira foi concretizado para formar e receber campeões

A nova pista de BMX de Quarteira foi ontem inaugurada, num investimento do Município de Loulé na ordem dos 600 mil euros.

PUB
Vítor Aleixo avançou ao Algarve Primeiro, que a nova pista de BMX, «era há muitos anos sonhada e aguardada, e espero que o Team BMX Asas da Cidade de Quarteira, possa crescer, trazer muitos mais atletas, e que estes meninos do bairro da Abelheira possam também ser integrados neste grupo, é certo que isto foi feito para todos, mas particularmente também para eles que precisam de ter condições para puderem praticar desporto, porque é importante para a boa formação de todos os jovens».
 
 
O autarca de Loulé, salientou que o projeto foi feito «ouvindo a Federação Portuguesa de Ciclismo», que homologou a nova pista, afirmando Loulé «como um concelho que tem um compromisso com o desporto, já foi a Capital Europeia do Desporto, temos um movimento desportivo massificado e podemos dizer que temos um concelho verdadeiramente democrático do ponto de vista do acesso a quem quer praticar desporto em quase todas as modalidades», assinalou.
 
 
Para Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, a cidade que tem tradição no BMX, «tem agora todas as condições para a prática da modalidade, para profissionais ou para a formação», realçando o trabalho desenvolvido nesse sentido pelo Team BMX Asas da Cidade. O responsável sublinhou que o equipamento destaca-se a nível nacional pela condições que oferece, «além de passar a ser uma referência, conseguimos trazer para cá provas nacionais e internacionais». 
 
 
Dário Piedade, presidente do clube, explicou que a nova pista está preparada para provas internacionais, e o próximo passo é trabalhar para trazer a prova da Taça de Portugal a Quarteira em outubro, «porque temos todas as condições, desde balneários, iluminação, sistema de som ou um 'start' elétrico de última geração». Outro objetivo passa por atrair atletas internacionais para virem treinar a Quarteira ao longo do ano, envolver as crianças dos bairros da Abelheira e da Amendoeira na modalidade, continuar a apostar na formação, garantir prémios e atrair grandes eventos para a cidade, definiu.
 
 
Devido à pandemia, não será possível realizar provas internacionais este ano, mas na agenda do clube está o campeonato regional, taças regionais e a final da Taça de Portugal. «Assim que possível, queremos realizar uma primeira prova internacional, para que atletas estrangeiros venham cá treinar no inverno», desejou.
 
Neste momento, o Algarve tem duas pistas de referência a nível nacional, a de Quarteira e a de Portimão. Com 200 associados, o Team BMX Asas da Cidade, conta com 55 atletas federados, além de ser o maior clube nacional de BMX com vários campeonatos nacionais e atletas na seleção nacional.