A associação cultural Questão Repetida e a ARTIS XXI apresentam o IV Sons d’Aquém Mar, um ciclo de concertos de música antiga que acontece em Lagoa e Lagos.
Segundo explica a organização, o evento que conta com o apoio dos Municípios de Lagoa e de Lagos, DGartes, Região de Turismo de Algarve e Antena 2, "promete transportar o público através de diversas experiências musicais e históricas, proporcionando momentos inesquecíveis".
No dia 24 de novembro, às 19h00, o Convento de S. José em Lagoa será palco de uma recriação histórica que remonta a 1773, ano de fundação do Concelho de Lagoa. A fusão de atores e músicos criará cenas e personagens que remontam ao final do século XVIII.
A edição deste ano oferece uma viagem pela Música Antiga, sempre às 16h30. Nos dias 25 e 26 de novembro, Joana Bagulho apresenta um concerto de cravo com obras transcritas da música de Carlos Paredes, entrelaçadas com obras do séc.XVIII. A anteceder, será exibida uma curta-metragem de autoria de Patrícia Leal e Beatriz Cardoso, que aborda questões ambientais, levantando a problemática da escassez de água no Algarve.
Sob a direção de Sigiswald Kuijken, a Orquestra Barroca D’Aquém Mar dará um concerto de Natal com obras de Bach, Telemann e Buxtehude. As apresentações terão lugar nos dias 1 e 2 de dezembro, na Igreja Matriz de Lagoa e na Igreja de Bensafrim (Concelho de Lagos), respetivamente.
Nos dias 8 e 9 de dezembro, "Uma História de Sopro" levará os ouvintes a uma viagem pela história da música dos instrumentos de sopro, aos períodos Renascentista, Barroco e Clássico. Pode-se ouvir charamela, baixão, fagote, oboé e fagote clássico e barroco, percussão histórica, travesso renascentista, barroco e clássico.
No encerramento deste ciclo, nos dias 16 e 17 de dezembro, o grupo B’rbicacho [viola da gamba, adufe, guitarra, voz] apresenta dois concertos, com o espetáculo “De Maria em Maria”.
Os bilhetes estão à venda em BOL.pt