No próximo dia 20 de fevereiro, sábado, pelas 21h30, a prestigiada soprano finlandesa Olga Heikkilä homenageia o poeta António Aleixo a propósito da passagem de mais um aniversário sobre o seu nascimento (18 de fevereiro de 1899).
No seguimento de um desafio artístico lançado pelo Cine-Teatro à soprano, o mote para a sessão será o diálogo envolvente e intimista entre a voz de Olga Heikkilä e o piano de Irene Ainstein a partir da música de Kurt Weill, contando ainda com a participação especial de João Pedro (Tápê).
A formação e percurso de Olga Heikkilä assentam, em larga medida, na ópera e na música religiosa e de câmara, áreas em que é especializada. É uma presença regular, como cantora de ópera, nos palcos das óperas estatais de Estugarda e Berlim, na Alemanha, e do Teatro La Monnaie, em Bruxelas, na Bélgica.
Olga Heikkilä tem-se evidenciado como intérprete musical, apresentando-se regularmente em recitais a solo na Europa e nos Estados Unidos.
Formada na Academia Sibelius, na Finlândia, e na Danish Royal Opera Academy, na Dinamarca, a cantora aprofundou os seus conhecimentos e técnicas com Kiri Te Kanawa e Mikael Eliasen.
Tem sido vencedora de muitos prestigiados prémios internacionais a nível vocal, adquirindo um largo reconhecimento junto do público e da crítica.
O concerto tem uma duração aproximada de 60 minutos, destina-se a maiores de 12 anos e o ingresso tem um custo de 5 euros.