Economia

StartUp Portimão promove 2º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve

 
Apesar da atual pandemia, a Startup Portimão irá lançar o 2º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve totalmente virtual, que terá lugar nos dias 21 e 22 de abril e 19 e 20 de maio.

Segundo adianta o Município de Portimão em comunicado enviado hoje, trata-se da primeira iniciativa de um conjunto de ações marcadas para a primeira quinzena de abril, em formato online, «que pretendem despertar o ecossistema empreendedor algarvio e minimizar os efeitos nefastos da Covid-19 a médio prazo, oferecendo soluções alternativas de desenvolvimento e aceleração de negócios». 
 
Como aconteceu em 2020, as Smart Cities e os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável continuam a ser os dois temas transversais a todos os momentos deste bootcamp, cujas sessões serão em inglês, sendo «um programa intensivo de formação destinado a todos os empreendedores que pretendam ter uma experiência única, desenvolvendo vários tipos de competências».
 
O mesmo comunicado explica que o bootcamp terá talks inspiradoras em sessões abertas ao público, assim como várias sessões destinadas aos empreendedores selecionados com momentos de networking e speed mentoring, pitch stations e talks temáticas. O leque de temas será variado e inclui áreas como as finanças, o marketing, a abordagem a investidores, as fontes de investimento, os aspetos de melhoria na tomada de decisão, o pitch training e os desafios originados pela Covid-19, entre outros.
 
Para o desenvolvimento do plano de negócios será utilizada a ferramenta intuitiva Startup Academy Plan, desenhada pelos Territórios Criativos, merecendo referência o facto deste Bootcamp estar aberto aos empreendedores interessados, que serão acompanhados por mentores de renome, na continuação do percurso de afirmação da incubadora portimonense junto do ecossistema empreendedor regional.
 
A culminar o 2º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve, está marcada para 20 de maio uma conferência sob a temática das Smart Cities e dos ODS, transmitida em live streaming, no final da qual os projetos selecionados irão apresentar os pitches a um júri que dará o seu feedback.
 
Para promover a iniciativa junto da comunidade educativa, vai ter lugar a partir das 14h00 desta terça-feira, 6 de abril, um roadshow virtual especialmente dirigido às escolas secundárias e universidades de Portimão, através da plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/84873227244), sendo que o mesmo também será transmitido no Facebook da StarUp Portimão, em https://www.facebook.com/startupportimao
 
Este bootcamp resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Portimão, o Autódromo Internacional do Algarve, os Territórios Criativos e a GEN Portugal, que representa entre nós a Global Entrepreneurship Network, a qual opera uma plataforma de projetos e programas em 170 países com o objetivo de desenvolver ideias e transformá-las em novos projetos empreendedores.
 
Mais informações sobre o 2º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve encontram-se disponíveis na página específica da iniciativa, com versões em Português (http://startupportimao.pt/bootcamp2021/) e também em Inglês (http://startupportimao.pt/en/bootcamp2021/). As candidaturas são gratuitas e devem ser feitas até às 12h00 de 12 abril pelo link: http://bit.ly/SPbootcamp2021. Estão também desde já em curso as inscrições para as talks abertas ao público através do link: http://bit.ly/sp_talks