112

Steven Sousa Piedade satisfeito com resultados do Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros de Portugal

 
 
 
O Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros de Portugal, reuniu este sábado, na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Loures. A representar a Federação dos Bombeiros do Algarve (FBA), esteve o presidente Steven Sousa Piedade e o vice-presidente Mário de Freitas.

Na reunião, a recém-empossada direção da Federação dos Bombeiros do Algarve, viu ser aprovada, por unanimidade, a Moção apresentada pelo presidente da Liga dos Bombeiros de Portugal, António Nunes, para a realização de um Congresso Nacional Extraordinário agendado para março de 2023, em Gondomar, sob o título "Pensar Bombeiros".
 
Steven Sousa Piedade louvou a moção, por prever a discussão para a alteração dos estatutos da Liga dos Bombeiros de Portugal e pela profunda análise do setor. Outro aspeto que considerou "muito importante" tem a ver com o estatuto do bombeiro voluntário, que considera, "estar muito aquém do exigido", bem como o facto dos bombeiros com contratos de trabalho não disporem de um estatuto adequado, que salvaguarde os seus interesses. 
 
O presidente da Federação dos Bombeiros do Algarve, defendeu ainda, a necessidade de se rever a forma como são protocoladas as equipas que integram o DECIR, sugerindo que estes protocolos deveriam permitir às Associações Humanitárias de Bombeiros gerirem os operacionais, dando maior autonomia. 
 
Com os pontos aprovados, entende que foi "um sinal claro do rumo que a LBP deverá seguir e um ponto de viragem".