A notícia é animadora para quem está desempregado e a beneficiar de subsídio, bem como para todos quantos recebem prestações sociais.
O Governo vai atualizar o Indexante de Apoios Sociais de acordo com a inflação, mas ainda não foram revelados números exatos.
O aumento do subsídio de desemprego pode rondar, no máximo, os sete euros.
Os aumentos nas prestações sociais estão congelados há sete anos, razão pela qual o Governo está a preparar uma atualização já a partir do orçamento de 2017.
A decisão de atualizar o IAS (atualmente de 419,22 euros) no Orçamento do Estado do próximo ano foi confirmada ao Jornal Negócios pelo Ministério do Trabalho que, no entanto, não indicou o valor do aumento.
Segundo o jornal, a decisão foi acertada entre os partidos que suportam o Governo e vai ser consagrada na proposta de Orçamento de Estado para 2017.
De acordo com a lei, considerado o atual crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) abaixo de 2%, o IAS é atualizado em função da inflação, excluindo os valores da habitação, com os dados disponíveis em dezembro.
O IAS foi criado em 2006 e aplicado pela primeira vez em 2007 pelo atual ministro do Trabalho, Vieira da Silva, que tutelava na altura a Segurança Social, no Governo de José Sócrates.
O objetivo da criação do IAS foi acabar com a indexação das prestações sociais ao salário mínimo, devolvendo a este o papel de regulação económica no mercado de trabalho.
Os últimos dados conhecidos, relativos a julho, estimam que a taxa de desemprego tenha estabilizado nos 11,1%. Há mais de 565 mil pessoas sem trabalho em Portugal.