Segundo comunicado do Autódromo Internacional do Algarve, na sequência da tempestade que deixou marcas em todo o país, foi com apreensão que as equipas abriram as suas boxes para dar início a dois dias de trabalho. A chuva, que surgiu de forma intermitente nas primeiras horas da manhã, acabou por dar lugar a um céu encoberto que permitiu, ainda assim, que alguns pilotos fizessem ouvir os motores das suas motos.
Os principais protagonistas do campeonato não chegaram, no entanto, a sair para a pista ao longo de todo o dia e, com a ausência das BMW de Miguel Oliveira e Danilo Petrucci, a equipa abandonou o circuito no final da tarde de ontem. Apenas 19 motos aceleraram no Autódromo, com destaque para o texano Garret Gerloff que fechou o dia com o melhor tempo ao registar uma passagem em 1m46.262s, uma volta muito distante do recorde do circuito (1m39.441s).
Na segunda posição, terminou o 'rookie' Alberto Surra, seguido pelo melhor dos pilotos Supersport, Phillip Oettl. Nota ainda para a presença em Portimão de pilotos do campeonato norte-americano ou britânico que se juntaram aos mundialistas para um teste em conjunto e também de 'conhecimento' das Ducati com que vão alinhar nos respetivos campeonatos.
Esta quinta-feira, a pista estará novamente entregue aos pilotos das Superbike, e que esperam poder ter mais tempo de pista utilizável para fechar o programa de testes em solo europeu, pois de seguida rumam para a Austrália com vista ao arranque do campeonato.
Resultados do primeiro dia:
1º Garrett Gerloff – Kawasaki com 1m46.262s
2º Alberto Surra – Ducati a 0.984s
3º Philipp Oettl – Ducati a 2.473s
4º Lorenzo Baldassarri – Ducati a 4.055s
5º Luke Stapleford – Ducati a 7.303s