Desporto

Surf:Miguel Blanco e Teresa Bonvalot vencedores do Allianz Algarve Pro

Foto|Associação Nacional de Surfistas
Foto|Associação Nacional de Surfistas  
Miguel Blanco e Teresa Bonvalot foram os grandes vencedores do Allianz Algarve Pro, que terminou este domingo na Praia do Amado em Aljezur.

 
Conforme explica nota da Associação Nacional de Surfistas, além de vencerem a etapa algarvia, a quarta e penúltima do calendário da Liga MEO Surf, principal competição de surf em Portugal e onde se disputam os títulos máximos da modalidade, Blanco e Bonvalot levaram também para casa os títulos da Allianz Triple Crown e conseguiram ainda reduzir distâncias para a liderança do Ranking Santander, onde Tomás Fernandes e Yolanda Sequeira, finalistas vencidos no Amado, continuam na frente.
 
Após um dia sem ondas, que originou uma paragem no sábado, o domingo acordou com um cenário bem diferente. Os melhores surfistas nacionais aproveitaram a oportunidade e conseguiram mostrar bom surf e alcançar scores elevados. Com a prova a retomar na 3.ª ronda masculina, a ação começou logo com uma grande surpresa, depois da eliminação de Vasco Ribeiro.
 
A partir daí, apesar de alguns nomes mais jovens a sobressaírem, como Afonso Antunes, Diogo Martins, Luís Perloiro ou Jácome Correia, que chegou às meias-finais, Blanco e Tomás tomaram a rédea das operações e elevaram o espetáculo a um nível superior. O campeão nacional superou Diogo Martins nos quartos-de-final e depois bateu Jácome Correia nas meias-finais, enquanto Tomás Fernandes venceu Luís Perloiro nos quartos-de-final e Marlon Lipke nas meias-finais, acabando aí com as possibilidades do surfista algarvio entrar nas contas do título.
 
A final foi equilibrada, mas Miguel Blanco começou a tomar a dianteira graças a uma onda de 8,25 pontos. Com 15,00 pontos contra 13,95, o campeão nacional em título acabou por vencer a bateria, subindo ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez esta época. Um resultado que lhe ofereceu o triunfo na Allianz Triple Crown e que ainda o deixa com possibilidades de lutar pelo título nacional na última etapa. Aí, em Cascais, será Tomás a partir na frente da luta, uma vez que se chegar à final é automaticamente campeão.
 
Já na final feminina assistiu-se a um duelo intenso entre Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, que só foi decidido já bem perto do final. Teresa levou a melhor, depois de ter feito a melhor onda do evento (9,00 pontos), que lhe rendeu o prémio Somersby Onda do Outro Mundo, acabando a bateria com um score de 17,25 pontos, contra os 14,05 da surfista algarvia e líder do ranking Santander. Este triunfo teve o condão de aproximar Teresa Bonvalot da liderança do ranking – que conta ainda com uma etapa extra, a disputar-se em Agosto em Ílhavo -, mas também de garantir à surfista de Cascais o triunfo na Allianz Triple Crown.
 
Final masculina: Miguel Blanco 15,00 x Tomás Fernandes 13,95
Final feminina: 17,25 Teresa Bonvalot x Yolanda Sequeira 14,05
Somersby Onda do Outro Mundo: Teresa Bonvalot, 9,00 pontos na final
Renault Expression Session: João Kopke
Algarve Best Surfer: Marlon Lipke e Yolanda Sequeira
Sumatra Surf Trip (Melhor Júnior): João Vidal e Matilde Passarinho
 
Agora, a Liga MEO Surf segue para Cascais, entre os dias 3 e 5 de Outubro, naquela que será a última prova do ano.