Sociedade

Covid.19:Surto no Hospital de Faro está relacionado com o de Beja

Os casos registados de profissionais de saúde no Hospital de Faro, estão ligados ao surto da unidade de Beja, confirmou hoje aos jornalistas o Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve - (ARS).

PUB
Em conferência de imprensa, relativa à situação epidemiológica na região, Paulo Morgado disse que o surto na unidade hospitalar de Faro, está relacionado com um profissional infetado que trabalha nos dois hospitais. 
 
Ao todo são 7 os profissionais de saúde positivos com 33 em confinamento, contudo, não houve encerramento de serviços. 
 
A nível regional há 14 profissionais infetados, pertencentes aos hospitais de Faro e Portimão e a uma unidade de saúde privada.
 
O responsável da ARS Algarve explicou que nesta fase, as autoridades de saúde ainda conseguem detetar a origem dos surtos, «dessa forma controlamos melhor a sua propagação». Adiantou que na próxima semana o Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dra. Laura Ayres, vai aumentar a sua capacidade de testagem, com a possibilidade de realizar mais de 1000 testes por dia, indo ao encontro da estratégia nacional, «só ontem no país, foram realizados mais de 25 mil testes», esclareceu.
 
Informou também que o Hospital de Faro tem uma capacidade instalada de 60 camas, «caso seja necessário, ativamos a unidade de Portimão». 
 
Paulo Morgado - Presidente da ARS Algarve:
 
Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), o Algarve tem hoje notificados mais 28 casos de infeção, somando 1.693 casos e mantém os 19 mortos.  
 
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.977 mortes e 76.396 casos de infeção, estando hoje ativos 25.482 casos, mais 441 do que na quarta-feira.