Desporto

Taça de Portugal de Ciclismo Feminino este sábado em Albufeira

 
O ciclismo volta a estar em destaque em Albufeira, este sábado, 29 de maio, a partir das 10h00, com a segunda prova da Taça de Portugal de Ciclismo Feminino, com início junto ao Pavilhão Desportivo de Albufeira.

O pelotão formado por cerca de uma centena de atletas, irá percorrer um circuito urbano de aproximadamente 8 Km em formato CRI - Contrarrelógio Individual, seguindo pela Avenida dos Descobrimentos, em direção à rotunda do Lidl, onde será feito o retorno até à rotunda da APEXA (Balaia). 
 
Para já fica a promessa de uma competição ao mais alto nível, com as ciclistas a fazerem várias passagens pela meta (1,2,3) até completarem o total de quilómetros exigidos para cada categoria: 8 Km Cadetes; 14 Km Juniores e Masters e 20 km Elites, refere nota do município.
 
Entre as equipas mais representativas da modalidade, encontra-se a equipa da casa - 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ, que está a completar 6 anos de estrada, e é uma das favoritas, uma vez que tem vindo a somar títulos em diversas provas do calendário nacional e internacional, com várias campeãs, quer a título individual (em provas de fundo, contrarrelógio e pista) quer em termos coletivos.
 
A prova conta ainda com a participação da Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais; Academia de Ciclismo de Paredes; ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra; Agência Avenida/D`Helvetia; União de Ciclismo de Trofa e Atpline_União Ciclista de Ponte da Barca.
 
No que respeita às candidatas melhor posicionadas para arrebatar esta 2ª Taça de Portugal de Ciclismo no Feminino o municíio destaca em Cadetes – Marta Carvalho e Cassilda Carvalho, da Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais; em juniores – Beatriz Pereira da Bairrada, Beatriz Roxo da Academia de Ciclismo de Paredes e Sofia Gomes do Vilanovense Cycling Girls e em Sub-23 – Rafaela Ramalho do Clube BTT Matosinhos, Daniela Campos da Bizkaia-Durango e Marisa Costa da equipa 5 Quinas/Município de Albufeira/CDASJ.
 
Nas categorias Elite, a aposta vai para Daniela Pereira do Clube BTT Matosinhos, Ana Caramelo da ATPLINE_União Ciclista de Ponte da Barca e Celina Carpinteiro da equipa 5 Quinas. Em Master 40, as melhor posicionadas são Ana Neves da Bike & Nutrition Shop e Raquel Santos da C E Gonçalves/Azeitonense e finalmente em Master 50 – Rosa Rodrigues da ATPLIN_União Ciclista de Ponte da Barca e Natália Mendes da equipa 5 Quinas/Município de Albufeira/CDASJ.
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo aproveita para apelar ao público “para o cumprimento de todas as normas sanitárias, evitar as zonas de partida/chegada, usar máscara certificada, manter o distanciamento físico e privilegiar o aplauso relativamente ao incentivo verbal”.
 
No final serão atribuídos troféus para o 1ª, 2ª e 3ª classificada de cada categoria e por equipas, sendo que há prémios monetários a atribuir de acordo com o regulamento da prova.