Em 2017 o panorama do desporto será marcado pelo regresso a casa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e do Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica.
Numa organização conjunta da Federação de Ginástica de Portugal, Câmara Municipal de Portimão e Associação Turismo de Portimão, de 11 a 14 de maio, a cidade volta a receber as provas míticas que durante anos contribuíram para o crescimento da disciplina no país e para a projeção da imagem do município no mundo.
A experiência adquirida durante 25 anos de realização do Torneio Internacional de Portimão e 5 etapas da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, as boas condições logísticas e as infraestruturas existentes foram argumentos fortes para firmar o acordo, assinado em 2016, entre a Federação de Ginástica de Portugal, a Câmara Municipal de Portimão e a Associação Turismo de Portimão, garantindo o regresso daquela que já foi considerada a “melhor” Taça do Mundo de Ginástica Rítmica e, com ela, a realização da XVI edição do Torneio Internacional de Portimão.
Pela Taça do Mundo irão competir, nas vertentes “individual” e “conjunto”, as ginastas seniores e o Torneio Internacional de Portimão voltará a receber as jovens promessas da disciplina no primeiro ano do novo ciclo olímpico que tem Tóquio 2020 em perspetiva.
Torneio Internacional de Portimão
Com a participação de seis países e apenas 20 ginastas, nascia em 1987 o Torneio Internacional Portimão. Durante 25 anos aquela que é a mais antiga prova internacional de ginástica em Portugal tornou-se uma referência no circuito internacional da disciplina. O sucesso e o prestígio alcançado pelo Torneio Internacional de Portimão contribuíram para que Portimão recebesse, a partir de 2006, uma das Taças do Mundo do circuito internacional de Ginástica Rítmica, que veio fortalecer em definitivo a ligação do município àquela disciplina de ginástica. A sua primeira edição serviu igualmente de pano de fundo à inauguração do Portimão Arena.
Entre 2006 e 2011, em simultâneo com o Torneio Internacional de Portimão, realizaram-se seis Taças do Mundo de Ginástica Rítmica em Portimão. A cidade recebeu algumas das referências mundiais da disciplina, das quais se destacam as campeãs olímpicas, mundial e europeia Alina Kabaeva e Evguenya Kanaeva, a campeã do mundo Anna Bessonova, a ginasta favorita do público de Portimão, para além de nomes como Alya Yussupova, Melitina Staniouta e Almudena Cid.
Em 2011 a impossibilidade da autarquia garantir a realização das provas conduziu a uma interrupção e em 2013 a Federação de Ginástica de Portugal decidiu retomar a organização da competição em Lisboa, o que aconteceu até 2016.
Em 2017 a competição regressa a casa com expectativas elevadas. Portugal irá fazer-se representar por duas ginastas seniores, que ao que tudo indica serão as escolhidas para o Campeonato da Europa da disciplina, que se realizará na semana seguinte, na Hungria. As ginastas estão em preparação para este Ciclo Olímpico e contam com a ajuda da nova treinadora nacional, a búlgara Darina Vasileva. No Torneio Internacional de Portimão, a delegação portuguesa será maior, com a participação de ginastas seniores e juniores individuais da Seleção Nacional.
Algarve Primeiro