Sociedade

Mural "À Moda Quarteirense" mostra talentos da cidade

 
Trabalho de Daniela Guerreiro
Trabalho de Daniela Guerreiro  
Trabalho de Menau
Trabalho de Menau  
Trabalho de Nuno Viegas
Trabalho de Nuno Viegas  
 
A Câmara Municipal de Loulé e o Movimento "Sou Quarteira" inauguraram esta sexta-feira o mural "À Moda Quarteirense", da autoria de Daniela Guerreiro, Menau e Nuno Viegas, nas traseiras do Centro Autárquico de Quarteira.

O cantor Dino d’Santiago, não faltou à inauguração, não só porque faz parte do "Sou Quarteira", mas também porque aparece no trabalho de Menau. 
 
Para o Presidente da Câmara de Loulé, a arte urbana «é um elemento que faz falta à requalificação das terras e cidades». Frisou que neste âmbito, Quarteira tem «qualificado e elevado o seu nível e a sua capacidade de atrair turistas e novos moradores, e precisava de um bom pontapé de saída para dar lugar a uma forma artística urbana, porque se há terra aberta às novas dinâmicas mundiais em termos de ideias, correntes de moda e neste caso de arte pública, é Quarteira».
 
O edil chamou a atenção das mensagens que espelham os trabalhos dos artistas de Quarteira, misturando termos ambientais e a arte da pesca, com o respeito pelo multiculturalismo, criticando os ódios raciais, «um tema que preocupa muito a humanidade, onde aparece nesse trabalho Dino d’Santiago, um símbolo positivo de Quarteira», observou. 
 
O trabalho com um custo de 32 mil euros com IVA incluído, teve financiamento comunitário, através de uma candidatura ao Cresc Algarve 2020, com o programa PARU. 
 
Vítor Aleixo registou que o investimento serviu para dar trabalho, «a uma classe criativa que neste momento atravessa uma fase difícil», mostrando-se satisfeito com o produto final e pela circunstância «de ter sido importante para a vida destas pessoas».
 
Ao Algarve Primeiro, Naomi Guerreiro, Presidente do Movimento "Sou Quarteira", explicou que a proposta partiu da autarquia de Loulé, «e fez sentido contactar-nos, na medida em que o nosso Movimento, é uma plataforma de desenvolvimento social e cultural em que uma das nossas apostas é trabalharmos sempre com pessoas de cá, mas também com gente de fora, daí pensámos no Nuno Viegas, que apesar de ser de Quarteira, está há 5 anos fora, tendo projeção internacional, participando nos melhores festivais de arte urbana, e queríamos também a representatividade feminina pelo que contactámos a Daniela», explicou. 
 
A representante do "Sou Quarteira", classificou o trabalho de «muito bom», realçando que as temáticas ficaram ao critério de cada artista: «demos liberdade aos artistas para realizarem os seus trabalhos que foram feitos em 7 dias».
 
Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, falou em «orgulho», personificado pelos talentos que surgem na cidade «como estes três artistas, que dão cartas lá fora, mas que se afirmam sempre como quarteirenses». O autarca avançou que a aposta tem que passar pela comunidade e as pessoas, «porque estes talentos têm que ser apoiados por quem está nos cargos públicos». 
 
Dino d'Santiago disse que os três artistas convidados «poderiam estar em qualquer canto do mundo», realçando «os muitos talentos de Quarteira, pelo que sou apenas mais um e não uma agulha no palheiro». O cantor agradeceu aos artistas a dedicação e o apoio da Câmara de Loulé, deixando a ideia de que Quarteira tem muitas paredes que podem ser trabalhadas, «e quem sabe fazermos um museu ao ar livre na cidade», propôs.