É já neste fim de semana, que se realiza a décima edição do Algarve Bike Challenge. A mais famosa prova de BTT por etapas realizada em Portugal e uma das mais populares da Europa, quebra mais um recorde de participação com mais de 1.250 atletas inscritos de 22 nacionalidades, que irão percorrer os trilhos do Barrocal do Algarve.
A prova arranca na sexta-feira, dia 10, com um prólogo noturno no centro histórico de Tavira, no qual 3 equipas irão partir em simultâneo de minuto em minuto. Segundo a organização, esta é uma etapa, que se mantém quase inalterada desde a primeira edição "pela beleza e espetacularidade do percurso tanto para atletas como para os inúmeros espetadores esperados".
No sábado, irá percorrer-se a Serra do Caldeirão. Destaca-se a subida à Água de Tábua onde existirá um prémio de montanha exclusivo e a passagem pelo concelho de São Brás de Alportel. A segunda metade da etapa irá percorrer o Barrocal algarvio e os seus trilhos mais sinuosos. Serão no total 87 quilómetros e 2.000 metros de subidas.
No dia seguinte, domingo, está reservada uma etapa mais curta e menos exigente fisicamente. Serão 70 quilómetros e 1.460 metros pela Serra de Tavira e concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António, destacando-se os trilhos de Vila Nova de Cacela e da Mata Nacional da Conceição.
A lista de inscritos reúne diversas figuras da modalidade, de entre as quais o Campeão do Mundo de Maratona BTT na categoria Master, David Vaz, o campeão da Europa de Maratona BTT na categoria Master, Juan Pedro Trujillo, o atleta olímpico de XCO David Rosa, vários ex-ciclistas profissionais, mas ainda personalidades da televisão.
De entre os favoritos, apesar da ausência dos vencedores da última edição, Jesus Del Nero e Juan Mora, existem várias equipas candidatas à vitória, a destacar Victor Fernandez Grande da equipa Lee Cougan - Soudal (vencedor em 2015) que irá fazer-se acompanhar por Manuel Lucena. O também ex-vencedor, em 2019, natural do Algarve, Andrew Henriques fará equipa com o ex-profissional Bruno Sancho.
A Flyz Bikes irá fazer-se representar com duas equipas com enorme ambição, tanto a dupla de Nacho Perez e Pau Marza Bedos como a dupla composta por Eduardo Talavera e Gonzalo Sanchez.
Na categoria feminina, Celina Carpinteiro, afirma-se como uma séria candidata a revalidar o título, participando este ano com outra ex-vencedora, a alemã Naima Deisner.
A prova poderá ser acompanhada em direto através do live stream programado e que estará disponível na página oficial do evento,
www.algarvebikechallenge.com