Cultura

Tavira apresenta 5 séculos de azulejaria portuguesa

Museu de Tavira
Museu de Tavira  
No dia 15 de novembro, inaugura pelas 16h30, no Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria, a exposição “O Azulejo em Portugal. Uma História em Aberto” com 70 obras de referência da coleção do Museu Nacional do Azulejo (MNAz).

PUB

Numa nota do Município de Tavira enviada ao Algarve Primeiro, lê-se que, a mostra oferece uma viagem por mais de cinco séculos de azulejaria portuguesa, desde as primeiras encomendas quinhentistas até às criações contemporâneas, "evidenciando a importância única do azulejo como expressão artística e património diferenciador da cultura portuguesa".

Organizada em colaboração com o Museu Nacional do Azulejo, a exposição, comissariada por João Pedro Monteiro (MNAz), inclui exemplares das primeiras encomendas chegadas a Portugal no século XVI, vindas de centros produtores como Sevilha e Flandres, assim como painéis dos séculos XVII a XIX que ilustram as múltiplas expressões decorativas e iconográficas desta arte.

O percurso expositivo acompanha, igualmente, a evolução da azulejaria, ao longo do século XX, através do trabalho de autores como: Jorge Barradas (1894-1971), Almada Negreiros (1893-1970), Querubim Lapa (1925-2016), Álvaro Siza Vieira (n. 1933) e Bela Silva (n. 1966).

A exposição resulta da parceria entre o Município de Tavira e a Museus e Monumentos de Portugal E.P.E., entidade que tutela o Museu Nacional do Azulejo.

A mostra serve de pretexto para que os visitantes redescubram o património azulejar de Tavira. Para tal, o Museu Municipal promove um programa de visitas guiadas mensais, oficinas para famílias e percursos dedicados ao azulejo.

A mostra pode ser visitada até dia 31 de maio do próximo ano, de terça a sábado, das 10h00 às 13h00, e das 14h00 às 17h00.