Sociedade

Tavira associa-se às Jornadas Europeias do Património 2019

 
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve cerca de 50 países com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância do conhecimento, proteção e valorização do Património. A nível nacional o evento é coordenado pela Direção Geral do Património Cultural.

 
Neste âmbito, entre 27 e 29 de setembro, as entradas são gratuitas no Museu Municipal de Tavira, estando prevista a inauguração da exposição "Lugares Sagrados: as Cubas do Sul de Portugal" e a iniciativa “Dieta Mediterrânica Todo o Ano – Cabaz da Terra”.
 
A exposição “Lugares Sagrados: as Cubas do Sul de Portugal” da autoria de Luís Ferro inaugura, no dia 27, pelas 16h00, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira. 
 
Segundo explica nota do Município, esta é constituída por um conjunto de imagens que revisitam as pequenas e enigmáticas construções, usualmente denominadas por cubas, que pontuam a paisagem do sul de Portugal. As imagens expostas resultam de um trabalho realizado no âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian que procurou contribuir para a discussão das origens, utilizações e cronologias destas construções.
 
No dia 29, pelas 10h30, decorre, no âmbito do programa “Dieta Mediterrânica Todo o Ano”, a iniciativa Cabaz da Terra, desta vez na Quinta Shanti, freguesia da Conceição.
 
Esta ação conta com a colaboração da produtora Ângela Rosa que dará a conhecer como funciona a produção biológica na sua quinta. 
 
A visita inclui prova e um cabaz com produtos da época. A inscrição é obrigatória e poderá ser efetuada, até dia 26 de setembro, através do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/otGfUgMtkSsnLL5L7. A participação nesta iniciativa resulta num custo de €5,00 para adultos, €1,00 para as crianças e os jovens entre os 06 e os 18 anos, sendo que as crianças com idade inferior aos 6 anos participam gratuitamente.