Sociedade

Tavira celebra 500 anos de elevação a cidade a partir de 16 de março

 
No ano em que se assinala os 500 anos da elevação de Tavira a cidade, é intenção da autarquia envolver os cidadãos na celebração deste marco histórico, com muitas atividades, pensadas para todos os públicos e todas as faixas etárias.

 
Em comunicado a autarquia revela que as comemorações terão início, no dia 16 de março, data em que se completam 500 anos sobre a decisão de D. Manuel I de elevar Tavira a cidade. Neste dia, realiza-se, na Igreja da Misericórdia, a sessão solene comemorativa desta efeméride.
 
A receção aos convidados está prevista para as 15h00, sendo que a Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, inaugura a cerimónia, aberta ao público pelas 15h30. Esta conta com a intervenção de órgãos de soberania e a presença de diversas entidades oficiais. 
 
A sessão inclui a apresentação da Carta de D. Manuel I com contextualização histórica de Luís Filipe Oliveira (Professor da Universidade do Algarve) e leitura do ator Vitor Correia, assim como a projeção do vídeo alusivo a esta efeméride, pelo Museu Zer0.
 
Neste dia está prevista, pelas 17h30, no Museu Municipal de Tavira-Palácio da Galeria, a inauguração da exposição “A Principal do Reino do Algarve – Tavira nos séculos XV e XVI”, seguida, pelas 18h30, na Igreja de Santa Maria do Castelo, do concerto de música renascentista com Mariana Castello-Branco (soprano), Nuno Cardoso (violoncelo) e José Carlos Araújo (cravo).
 
Para além destas celebrações, o Município avança que estão programadas diversas iniciativas, ao longo do ano, nomeadamente, o desfile de Carnaval Infantil e vários projetos escolares; a Semana da Leitura; o “Viva a Primavera!” dinamizado pelas associações culturais do concelho com o apoio da autarquia; espetáculos de teatro, dança, música, cinema, audiovisuais; os Santos Populares e o Dia do Município (24 de junho) e  o “Verão em Tavira” (julho a setembro).
Destaque, também, para o projeto de arte digital (vídeo-arte e videomapping) que percorre a história do concelho, entre março e agosto.
 
Ainda, neste âmbito, será emitida uma medalha alusiva à efeméride.