O Município de Tavira procedeu, por antecipação em relação ao fim do prazo, ao pagamento total do empréstimo feito ao abrigo do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL).
O contrato de empréstimo foi visado pelo Tribunal de Contas, em 2013, tendo o valor final aprovado sido de 1 milhão 165 mil euros.
O prazo definido para a liquidação da dívida do PAEL, em prestações semestrais, foi o ano de 2020.
No entanto, procedeu-se agora à amortização de 839 mil 290 euros.
O pagamento antecipado permitiu à autarquia uma poupança anual, em juros, de 180 mil euros.
O executivo avançou com esta medida, uma vez que não possui qualquer dívida de curto prazo e foi possível englobar o valor da amortização no orçamento de 2015. Além disso, este pagamento representa uma redução significativa da dívida total do Município.
Segundo frisa a edilidade, a concretização deste pagamento deve-se, sobretudo, ao facto do executivo camarário ter "desenvolvido esforços no sentido de conter a despesa nestes últimos anos, o que possibilita uma atual saúde financeira adequada à realidade do concelho".
Durante este período, a Câmara Municipal procedeu ao pagamento de algumas centenas de faturas em dívida aos fornecedores locais e regionais, injetando o montante aprovado na economia local e regional.