Sociedade

Tavira fomenta inserção de pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade

O Município de Tavira celebrou com instituições particulares de solidariedade social do concelho (Fundação Irene Rolo, Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia, Centro Social Nossa Senhora das Dores, Centro Social e Paroquial de Santa Maria) um acordo com vista à inserção de pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade.

PUB
 
A integração destes indivíduos no mercado de trabalho é entendida, atualmente, como um fator decisivo para a inclusão social, independência económica e consequente valorização e realização pessoal. 
 
Considerando que estes cidadãos são, geralmente, os mais afetados pela falta de emprego; a existência do Gabinete de Inserção Profissional (GIP), desde 2012; tem levado a diminuir o número de desempregados entre pessoas com deficiência ou incapacidade; com a possibilidade de apresentação de candidaturas ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). 
 
Cabe à edilidade identificar as pessoas portadoras de deficiência e incapacidade e encaminhar para o serviço de emprego; incentivar a apresentação de candidaturas a programas que promovam a sua inserção; colaborar com todas as entidades que apresentem candidaturas para integração de portadores de deficiência e incapacidade, identificando tarefas a realizar e acolhendo esses trabalhadores no âmbito das valências desenvolvidas pela autarquia.
 
A Fundação Irene Rolo compromete-se, igualmente, a identificar as pessoas e encaminhá-las para as medidas ativas de emprego do IEFP, bem como acolher, orientar e acompanhar estes indivíduos nas suas instalações, definindo um plano de trabalho adequado às suas capacidades e competências.
 
A Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, a Santa Casa da Misericórdia, o Centro Social Nossa Senhora das Dores e o Centro Social e Paroquial de Santa Maria responsabilizam-se por acolher e orientar nas suas instalações as pessoas que venham a beneficiar desta medida.