Sociedade

Tavira, Fortaleza de Sagres e Castelo de Aljezur recebem reta final do 365 Algarve

Momentos Fantásticos com o Património – Mar Global ©Vicentina
Momentos Fantásticos com o Património – Mar Global ©Vicentina  
A terminar a terceira edição do Programa 365 Algarve, a Fortaleza de Sagres, em Vila do Bispo e o Castelo de Aljezur, vão receber uma projeção de videomapping, criada de propósito para cada local.

 
A mais recente coreografia de Madalena Vitorino, Eva Poro#2 estreia-se na Bordeira (Aljezur) e Tavira recebe mais uma edição de Video Lucem, com dois filmes resgatados do esquecimento e acompanhamento musical de Cristina Branco.
 
O programa "Momentos Fantásticos com o Património" volta com duas projeções de videomapping. 
 
A Fortaleza de Sagres será celebrada com o espetáculo Mar Global, criado especificamente para o local, em que a história e o contexto geográfico serão refletidos nas muralhas. A partir de cenários do século XV, esta é uma oportunidade de observar embarcações da época e várias referências ao papel da fortaleza, ao longo da História.
 
A sessão está agendada para o dia 17 de maio.
 
As muralhas do Castelo de Aljezur também vão ganhar nova vida com o Mar Global, no dia 19 de maio. Contando histórias, desde o período islâmico até à época em que a Ribeira de Aljezur era navegável, a video projeção vai também celebrar o contributo que Aljezur possa ter tido no início das primeiras expedições marítimas portuguesas.
 
Trata-se de um espetáculo de luz e cor que comemora a antiguidade e importância deste local.
 
Os dois espetáculos têm entrada gratuita e exibições às 20h00, 20h30, 21h00 e 21h30.
 
A coreografia Eva Poro#2 é a segunda de três criações transdisciplinares que abordam, a partir de vários prismas e géneros, o assunto do desaparecimento e que se engloba na programação de Lavrar o Mar. 
 
Esta nova criação de Madalena Vitorino, estreia-se a 17 de maio, e traz a investigação sobre o desaparecimento, iniciada em Eva Poro#1 para um cenário interno: o interior do corpo. 
 
Entre 17 e 19 de maio e a 31 de maio, 1 e 2 de junho, na Bordeira. Os bilhetes estão à venda em Monchique, na Biblioteca Municipal, em Aljezur, na Casa Lavrar o Mar (Rua João Dias Mendes). É recomendado calçado confortável e roupa adequada para caminhar cerca de 15 minutos até ao campo onde se fará a apresentação de EVA PORO#2.
 
A tour de Video Lucem apresenta Algarve, que conforme apelida o 365 Algarve, "é uma pequena pérola do cinema português" e The River, um filme que esteve perdido e que vai ter o acompanhamento ao vivo por Cristina Branco.
 
Dia 17 de maio na Parada do Quartel Militar de Tavira, é exibido Algarve de 10 minutos, de Amélia Borges Rodrigues, um nome desconhecido de uma realizadora que, entre 1934 e 1937 terá produzido e/ou realizado 35 filmes sobre regiões de Portugal.
 
Na segunda parte, é a vez de The River (Frank Borzage, 1928), uma fita que esteve perdida e que foi recentemente descoberta e restaurada. Apesar de não estar completa, é exibida com a indicação das cenas em falta, um filme que terá acompanhamento ao vivo de Cristina Branco.
 
A sessão acontece dia 17 de maio e os bilhetes estão à venda no valor de 7,5€.
 
Nesta terceira edição de Video Lucem poderá ainda usufruir da experiência CineCultural & Food Tour, um roteiro histórico-cinematográfico que articula a memória do cinema com a história, o património cultural e a gastronomia local. Os bilhetes, de 49€, incluem o jantar e a sessão já estão à venda.