Ambiente

Tavira: «Histórias do Posto Agrário» contadas pelo Eng. António Marreiros (C/Vídeo)

 
Há 30 anos com ligação ao Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), o engenheiro António Marreiros é, atualmente, uma das pessoas que melhor conhece o local.

Técnico Superior da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP-Algarve), é o protagonista do terceiro episódio da coletânea ‘Histórias do Posto Agrário’, desenvolvido pelo movimento de Cidadãos pelo CEAT e Hortas Urbanas de Tavira, no qual descreve as várias coleções de variedades de espécies fruteiras e a importância da sua preservação.
 
António Marreiros chegou ao «Posto Agrário» nos anos 90, desses tempos recorda “o dinamismo” e os “muitos projetos desenvolvidos”. As coleções de romanzeiras, alfarrobeiras, macieiras e amendoeiras, tal como estão agora, foram instaladas em 2013. Antes tinham sido instaladas coleções de nespereiras na década de 80 e de figueiras e vinha na década de 90.
 
Como exemplo de recuperação de uma espécie, mostra o pêro de Monchique, fortemente atacado pelos incêndios recentes, e que está a ser alvo de um projeto de preservação e desenvolvimento, antes de ser devolvido ao habitat natural de
Monchique e aos agricultores.