No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da inscrição da Dieta Mediterrânica na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, cuja comunidade representativa é Tavira, decorreu, ontem, no Consulado de Portugal em Sevilha, a Mostra “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”.
A iniciativa, liderada pela CCDR Algarve, contou com a participação do Município de Tavira, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Regional de Cultura do Algarve, Associação In Loco, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, UALG e RTA.
Durante a mostra, teve lugar o seminário “Saúde na Dieta Mediterrânica”, que incluiu a apresentação de resultados de projetos neste âmbito, assim como da Rota da Dieta Mediterrânica pela Associação In Loco.
O momento integrou, ainda, uma mesa redonda sobre o contributo do Algarve para a Dieta Mediterrânica em diferentes abordagens, bem como a apresentação do programa cultural “Verão em Tavira” e da Feira Da Dieta Mediterrânica que irá realizar-se, entre 07 e 10 de setembro. No decorrer das apresentações, a presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, lançou o convite para que a assistência conheça o concelho e usufrua do programa cultural que Tavira oferece de julho a setembro.
A mostra contou com a atuação dos acordeonistas Sérgio Conceição e Silvino Campos, onde não faltou o corridinho algarvio. Houve espaço, ainda, para uma demonstração gastronómica, provas de vinhos e de produtos da Dieta Mediterrânica, assim como artesãos a trabalhar ao vivo.