Saúde

Tavira: Plano de promoção da atividade física do concelho já envolveu mais de 2300 pessoas

 
Após o primeiro trimestre de atividade do Plano de Promoção da Atividade Física do Concelho – Todos em Movimento, a Câmara de Tavira está em condições de fazer um primeiro balanço, destacando a adesão da população aos diferentes projetos.

Assim, de acordo com o Município, 2335 pessoas integram este plano, que tem como objetivo, fomentar hábitos de vida saudáveis e a prática desportiva na comunidade.
 
Num investimento de 140 mil 670 euros, o plano visa dar resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar, sendo que para a sua dinamização foram celebrados protocolos com um conjunto de associações: Casa do Povo de Santo Estêvão, Clube de Vela de Tavira, Clube Bike Team Tavira, Ria – Aqua Clube Tavira e Tavira Natação Clube. O projeto conta, ainda, com a colaboração de 37 entidades locais.
 
Neste sentido, e de forma a coordenar todos os projetos e fazer o aconselhamento e encaminhamento da população, está disponível o Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.
 
Os projetos gratuitos, abrangem públicos com faixas etárias distintas, designadamente: Crescer em Movimento: crianças e jovens, desde o pré-escolar até aos 17 anos. (inclui: Infantários em Movimento: alunos dos infantários e do ensino pré-escolar, Move-te na Escola: alunos do 1.º Ciclo do concelho, Desportiv@mente: destinado a crianças e jovens acolhidos em instituições de solidariedade social do concelho. 
 
Põe-te a Mexer, inclui adultos dos 18 aos 55 anos e inclui os projetos Gimnasticando (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e aeróbica) e XutosN’Bola (grupos informais de futsal).
 
Viva +, é dirigido para adultos com mais de 55 anos. Inclui ActiveSenior (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e gerontomotricidade administrada nos Lares e Centros de Dia do concelho), Hidro Sénior (atividades de hidroginástica nas Piscinas Municipais).
 
Atividade Física e Saúde: populações especiais associadas a necessidades na área da saúde. Inclui os projetos Atividade Física Adaptada (cidadãos portadores de algum tipo de deficiência. Trabalho desenvolvido com a Fundação Irene Rolo que consiste na prática de atividades aquáticas, expressão físico-motora e Boccia); GATO (projeto em colaboração com o Grupo de Ajuda a Toxicodependentes). Em parceria com o ACES do Sotavento estão os projetos: Diabetes em Movimento (três sessões semanais de exercício físico), Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade (desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e o Município de Tavira com vista a melhorar a qualidade de vida das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e combate à obesidade (avaliação, acompanhamento e encaminhamento dos utentes, a partir dos três anos, para os diferentes projetos de atividade física).
 
As iniciativas Todos a Caminhar e Tavira conVid’a a Pedalar são transversais a todos os programas. O primeiro projeto consiste em marchas corridas semanais, o segundo em passeios guiados em bicicleta BTT, ambos num calendário pré-definido que engloba todas as freguesias do concelho.
 
O Plano de Promoção da Atividade Física do Concelho decorre até junho.