Sociedade

Tavira recebe evocação a Zeca Afonso

No dia 14 de fevereiro, sábado, a cidade de Tavira irá receber um conjunto de iniciativas dedicadas a José Afonso, figura singular da música portuguesa.

PUB
 
Um espetáculo musical com intervenções de amigos de José Afonso, um recital de cante alentejano e uma exposição são alguns dos momentos previstos para lembrar Zeca Afonso, um dos mais importantes cantautores portugueses.
 
O espetáculo musical tem lugar no cine-teatro António Pinheiro, às 16 horas, sendo lembrado pelas vozes de Vitorino, Filipa Pais, João Afonso, Janita Salomé, Afonso Dias, Tânia Silva e Luís Galrito, as mais conhecidas  "canções do Zeca". 
 
Além das figuras do meio musical também marcam presença Francisco Fanhais, Presidente da Associação José Afonso e os amigos algarvios do cantautor, lembrando o tempo em que foi professor na região algarvia.
 
Durante a manhã, terá lugar no mercado municipal de Tavira um recital de cante alentejano. 
 
A evocação a José Afonso e as restantes iniciativas são uma organização, do recém-formado núcleo do Algarve da Associação José Afonso que, desta forma faz a sua apresentação oficial ao público.
 
O núcleo prepara ainda, em articulação com a biblioteca municipal de Tavira, uma exposição sobre "José Afonso", composta por fotografias, cartazes dos espetáculos, cartas e outros materiais que mantém viva a memória de José Afonso. Na sessão evocativa de dia 14 estarão já patentes alguns dos 32 painéis que constituem o total da exposição.
 
A Associação José Afonso (AJA) é uma associação cultural e cívica formada em torno da memória e do exemplo de José Afonso enquanto artista-militante de cultura aberta e universalizante, combatente de causas solidárias.
 
A AJA tem como objetivo dar a conhecer a personalidade e o papel de José Afonso, promovendo a sua obra e contribuindo para a salvaguarda da integridade e qualidade da mesma. 
 
Para o efeito, organiza e apoia iniciativas de ordem cultural, artística e recreativa, em particular, e todas aqueles que, numa vertente popular, regional e local, pratiquem a cooperação interassociativa.