A Feira da Dieta Mediterrânica recebeu, a visita do Chef Hélio Loureiro que, a convite da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), sensibilizou os visitantes para a importância da inclusão das leguminosas na dieta mediterrânica, através da confeção de algumas receitas à base destes alimentos.
A iniciativa, inserida na campanha da APN “Uma porção de leguminosas por dia”, teve por objetivo de promover o consumo deste alimento junto dos Portugueses, que o têm vindo a consumir cada vez menos.
De acordo com os dados mais recentes, o consumo estimado de leguminosas em Portugal está abaixo do recomendado.
Dados da Balança Alimentar Portuguesa de 2008-2012 revelam que a disponibilidade deste alimento corresponde apenas a 0,6%, quando a Roda dos Alimentos indica que deve fornecer ao dia alimentar cerca de 4%.
Segundo Helena Real, Secretária-Geral da APN, “a Dieta Mediterrânica é considerada um dos padrões alimentares mais saudáveis de que há evidência científica. Caracteriza-se por representar um estilo de vida equilibrado marcado pela diversidade e conjugado com a conhecida tríade azeite-pão-vinho. Os princípios desta dieta traduzem a recomendação de consumo de pelo menos, 2 porções de leguminosas por semana. Por outro lado, o guia alimentar português, a Roda da Alimentação Mediterrânica, sugere o consumo diário de 1-2 porções de leguminosas. Neste contexto, as leguminosas assumem um papel importante neste padrão alimentar, sendo fornecedoras de nutrientes como proteínas e hidratos de carbono, para além de fibras, vitaminas (sobretudo B) e minerais (ex: ferro e cálcio).”
No âmbito da campanha, para além do Showcooking, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas continuará a marcar presença na Feira da Dieta Mediterrânica com a disponibilização de materiais informativos, receitas e jogos infantis, de forma a fazer chegar a mensagem a toda a população.
Refira-se que 2016 é o Ano Internacional de Leguminosas.