Sociedade

TAVIRA:Casa do Povo de Santo Estevão recebe sonoridades do deserto do Niger (com vídeo)

Les Filles de Illighadad é o projecto da guitarrista Fatou Seidi Ghali que, ao vivo, conta igualmente com os préstimos da cantora Alamnou Akrouni e ainda de uma executante de tende, um tambor feito de uma caixa de barro sobre a qual se estica uma pele de cabra.

PUB
 
Ghali embarca agora naquela que é apenas a sua segunda digressão à Europa, depois de uma auspiciosa estreia no festival Le Guess Who, em finais do ano passado.
 
Em Portugal, este particular trio tuareg apresenta-se a 17 de Maio no B Leza, em Lisboa, a 18 de Maio na Casa da Música, no Porto, a 19 de Maio no Festival Islâmico de Mértola e no dia 20 na Casa do Povo de Santo Estevão, em Tavira a partir das 22h00. 
 
A estas raparigas de Illighadad atribui-se o início de uma verdadeira revolução: Fatou Seidi Ghali é uma de apenas duas mulheres que se sabe tocarem guitarra em todo o Niger. Nesta conservadora sociedade tuareg, as mulheres sempre tiveram um papel na música, embora a guitarra costume, por tradição, ser apenas tocada por homens. 
 
 
Algarve Primeiro