Segundo a Polis Litoral Ria Formosa, a requalificação das Quatro Águas, inserida no âmbito da intervenção de requalificação e valorização da Ria Formosa, tem como objectivo "a requalificação e valorização do espaço público, em termos de ordenamento de tráfego e melhoria dos equipamentos e serviços existentes, regularizando ocupações de espaços ribeirinhos que configuram situações de risco para pessoas e bens".
Esta intervenção irá privilegiar a relação entre a cidade de Tavira e a Ria Formosa, concretamente no acesso à Ilha de Tavira e no desenvolvimento de actividades náuticas, permitindo o estabelecimento de uma estreita relação dos cidadãos com os valores naturais.
Paralelamente, será promovida "uma maior disciplina e ordenamento da circulação e estacionamento automóvel, a par de uma melhoria das condições para a circulação de transportes públicos, dotando o espaço de estruturas adequadas para o embarque e desembarque de passageiros".
A execução da empreitada foi adjudicada pelo valor de 2.301.664,52 € + IVA.
A execução da obra tem um prazo previsto de 365 dias, sendo financiada através de capital social da Polis Litoral Ria Formosa, S.A. (componentes Estado e Câmara Municipal de Tavira) e financiamento comunitário.