Contando com a presença de responsáveis dos mais importantes museus europeus dedicados à arte digital, vindos da Alemanha, Áustria e Holanda, bem como de representantes de Universidades portuguesas, diretores, especialistas e artistas portugueses, o "Museu Zer0", será o primeiro do género exclusivamente dedicado à arte digital.
Segundo indicou a Comissão Executiva do "Museu Zer0" a ser instalado em Santa Catarina da Fonte do Bispo, concelho de Tavira, estão a ser prepararados laços de cooperação internacional e a programação, para dia 23 de setembro, no Clube de Tavira, a partir das 09h30.
Prestes a arrancar com obras de reconversão dos antigos silos de cereais e armazéns anexos da Cooperativa Agrícola existentes em Santa Catarina da Fonte do Bispo, o "Museu Zer0" prepara-se para vir a ser um equipamento único em Portugal, para a criação de apresentação de obras de arte digitais, sendo que a sua concretização permitirá a apresentação de obras ao público, mas também acolhimento de artistas em residência, de forma a captarem visitantes e turistas, funcionando como novo elemento de distinção do Algarve, nas vertentes da criação e apresentação artística e cultural.
Dando ainda um papel muito relevante à formação em arte digital, o "Museu Zer0" terá como principais públicos-alvo os residentes no Algarve, visitantes e turistas nacionais e estrangeiros.
Nesse sentido será organizado um Seminário, procurando gerar parcerias com todas as entidades que trilham já hoje o caminho da arte digital, colaborando nas atividades de formação, investigação, criação e produção artística, e envolvendo desde já entidades como a Universidade do Algarve, o ARS Electrónica, o Peacock Visual Arts, e o V2.
O programa do Seminário, concebido por António Cerveira Pinto (artista, escritor, curador e diretor da Aula do Risco) contempla sessões de debate aberto com investigadores, diretores e curadores em arte digital, artistas e profissionais do ensino, e será divulgado em breve.