O programa Lavrar o Mar, as artes no alto da serra e na costa vicentina inaugura quinta-feira com o teatro culinário Peep & Eat (Espreitar e Comer), da companhia belga Laika.
A versão algarvia desta peça, em circulação por toda a Europa desde 1998, inclui produtos icónicos da região, aplicados em receitas inusitadas.
Peep & Eat apresenta-se nos dias 24, 25, 26 e 27 de Novembro (quinta a sexta) pelas 20h00 no Polidesportivo de Aljezur, no âmbito do Festival da Batata-Doce de Aljezur; e nos dias 1, 2, 3 e 4 de Dezembro (quinta a sexta) pelas 20h00 na Escola EB2,3 de Monchique.
Lavrar o Mar é o mais recente projecto de Madalena Victorino e Giacomo Scalisi. Integrado no programa 365 Algarve, tem o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, do Turismo de Portugal e da Região de Turismo do Algarve, bem como dos Municípios de Aljezur e Monchique.
Trata-se de uma iniciativa intermunicipal que visa, nas palavras dos seus directores artísticos: "acordar o território, numa altura do ano em que ele está adormecido."
Lavrar o Mar propõe uma oferta cultural diversa e regular, nos meses de época baixa (Outubro a Maio).
Até Maio de 2017, as serras, as praias e as vilas algarvias verão dias e noites preenchidos por espectáculos de dança, música, teatro, performance; imagem, exposições e projectos multidisciplinares.
A marcar o final do ano, uma festa de novo circo para toda a família, que lembra da importância de estar junto: Maintenant ou Jamais (Agora ou Nunca), dos franceses Cheptel Aleïkoum/Circa Tsuica, nos dias 29, 30 e 31 de Dezembro pelas 21h00 no Heliporto de Monchique.
Um elenco de 20 acrobatas levanta voo com múltiplos números de imaginação desabrida.
Algarve Primeiro