La vie invisible, uma criação e encenação de Lorraine de Sagazan, tem estreia em Portugal na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, às 21h00, no Cineteatro Louletano, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.
Este espetáculo é o último a ser apresentado pelo D. Maria II em 2023, depois de um ano com uma programação inteiramente fora de portas, em que o teatro desenvolveu mais de 100 projetos artísticos em todo o país. Em 2024, o projeto Odisseia Nacional continuará a percorrer o país, numa parceria entre o Teatro Nacional D. Maria II e dezenas de municípios.
De acordo com nota divulgada pelo Teatro Nacional D. MariaII, La vie invisible, é um espetáculo que parte do texto de Guillaume Poix, construído a partir de testemunhos de pessoas cegas e deficientes visuais.
Thierry Sabatier, protagonista do espetáculo, perdeu a visão num acidente, há mais de três décadas. É ator amador e, todas as noites, aventura-se a reconstruir em palco, com dois atores profissionais (Chloé Olivères e Romain Cottard), a lembrança de um espetáculo que o comoveu.
O espetáculo é falado em francês e conta com legendagem em português e audiodescrição. As sessões do D. Maria II com recursos de acessibilidade são apoiadas pelo Grupo Ageas Portugal. La vie invisible insere-se na programação de Cenários Futuros e tem o objetivo de refletir sobre a cultura e o país através do teatro.
No dia anterior à apresentação do espetáculo, quinta-feira, 14 de dezembro, às 18h00, no Palácio Gama Lobo, em Loulé, será lançado o livro A vida invisível, de Guillaume Poix, numa edição TNDM II / Bicho-do-Mato (coleção Textos de Teatro). Esta edição em português será também lançada numa versão em Braille, a primeira edição do D. Maria II a ser disponibilizada neste formato, conclui a mesma nota.