Devido à situação de pandemia que o país enfrenta, o Teatro das Figuras mantém-se encerrado fisicamente ao público, estando suspensa a programação anteriormente agendada para esta sala.
De forma a apoiar um dos setores mais afetados com a atual situação de pandemia, o Teatro das Figuras informa que uniu-se ao Município de Faro e à equipa de projeto da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027, na criação do programa Faro Consigo na Cultura do qual fazem parte, entre outras medidas de apoio, os ciclos "Emergente", "Figuras em Casa" e "O papel da Arte em tempo de crise"!
Neste contecto o Teatro das Figuras lança agora um novo projeto, dedicado exclusivamente a bandas musicais da região do Algarve e preferencialmente de Faro. Bandas ao Figuras será um ciclo de 12 concertos que irão acontecer no mês de junho, gravados e transmitidos a partir do Teatro das Figuras que pretende, dar visibilidade às bandas da região envolvidas, apoia-las financeiramente, face ao momento crítico que o setor da cultura, a região e o país atravessam e permitir que o público tenha acesso a concertos online, explica em comunicado.
No âmbito do ciclo "Emergente", residências artísticas realizadas na própria casa ou ateliê dos artistas, cujo resultado será apresentado em 2021, foram aprovadas 18 candidaturas, 7 das quais na área das artes visuais, 4 em teatro, 4 em dança, 2 na área da música e 1 no vídeo.
O ciclo "Figuras em Casa" tem levado ao público, espetáculos e performances realizados a partir da casa dos artistas e transmitidos em direto através das plataformas digitais do Teatro das Figuras.
Foram aprovadas 25 candidaturas, com maior expressão na área musical, mas também no teatro, performance e novo circo. No dia 21 às 21h30, há Filhos da Evolução pela atriz Diana Bernedo do Colectivo JAT - Janela Aberta Teatro, no dia 23 o projeto musical Galopim às 21h30 e Dj Christian F, às 23h00.
Na próxima semana, o ciclo encerra com a atuação de Esfinge, Os Três Virtudes projeto de circo contemporâneo da Casa das Virtudes e Burning Man on the Sofa pelos The Wax Flamingos.
Para o projeto cultural "O papel da arte em tempo de crise!", que pretende através do olhar e criatividade dos artistas, ajudar a comunidade a entender e ganhar uma nova perspetiva sobre este momento de crise, foram aprovadas 15 candidaturas em áreas diversas como o vídeo, o áudio, as artes visuais, a fotografia, a dança e a ilustração.
Para além destas medidas, o Teatro das Figuras refere que tem dado continuidade à programação dedicada ao público infantojuvenil, com a realização dos Concertos Explicativos. Sempre ao domingo, e já no próximo dia 24, apresenta Os Cantos da Casa de João Fonseca (João Violão), no dia 31 As Máquinas Também Fazem Música de Miguel Neto e as Estórias da Rosa Curiosa, de Tânia Silva, no dia 7 de junho.
O ciclo de palestras "Vidas com Arte" que pretende dar a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas já com créditos firmados no panorama nacional, iniciou no dia 15 de maio com o criador e marionetista Igor Gandra e recebe no dia 29 o dramaturgo Jorge Louraço Figueira e em junho os criadores Luís Castro, no dia 12 e Tiago Cadete, no dia 26.
Também as propostas formativas, destinadas a vários públicos, continuam a decorrer online. A "Oficina de Dramaturgia", que teve início no dia 14 de maio, permite a público, oriundo de vários pontos do país, realizar uma ação de formação orientada pelo jornalista, dramaturgo, ator e encenador Rui Catalão. O "Clube de Leitura Dramática", orientado pelo ator, encenador e dramaturgo Pedro Fiuza, já se reúne semanalmente e prevê a possibilidade de apresentação de leituras
encenadas em 2021.
No final do mês (dia 29) terá início uma oficina destinada a jovens, em que sob o mote Cria o teu Beat, o DJ e produtor Rafael Correia (GIJoe/Sickonce) pretende dar ferramentas aos jovens para que consigam construir instrumentais de qualquer género musical em software profissional.
Susana Brito