Fruto da renovação do Estado de Emergência, decretada no passado dia 3 de abril, o Teatro das Figuras mantém-se encerrado ao público, estando suspensa a programação, anteriormente agendada, até ao dia 15 de maio.
Ainda assim, o Teatro das Figuras informa em comunicado que tem articulado com os artistas e agentes culturais o reagendamento de alguns espetáculos.
Desde logo, o concerto de Camané e Mário Laginha acontece a 16 de outubro e os projetos de teatro comunitário Teatro de Vizinhos e Herido Barrio terão as suas apresentações ao público a 6 e 7 de novembro. Há também apresentações que transitam para o próximo ano, caso dos espetáculos dirigidos ao público infantojuvenil FIT (in), da ópera A Flauta Mágica vista da Lua e do espetáculo de novo circo The Odder Sideshow.
Segundo os promotores do Teatro das Figuras, estão também a ser equacionadas novas datas para os espetáculos suspensos que serão oportunamente comunicadas.
Os bilhetes anteriormente adquiridos para os espetáculos serão válidos para as novas datas agendadas. Relativamente aos cancelamentos, e cumprindo a legislação que estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da doença COVID-19, no âmbito cultural e artístico, os reembolsos de bilhetes para espetáculos cancelados, só poderão ocorrer após levantamento do estado de emergência.
Sendo a cultura um dos setores mais afetados com a atual situação de pandemia, o Teatro das Figuras uniu-se ao Município de Faro e à equipa de projeto da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027, na criação do programa "Faro Consigo na Cultura" do qual fazem parte oito medidas de apoio financeiro ao associativismo, à criação local, aos artistas e aos agentes culturais do concelho.
No âmbito deste programa estão abertas candidaturas para o ciclo "Emergente", residências artísticas realizadas na própria casa ou ateliê do artista, cujo resultado será apresentado em 2021 no Teatro das Figuras, nos espaços expositivos do município de Faro ou nos seus parceiros, ou ainda em iniciativas organizadas pelo Município.
Estão igualmente abertas candidaturas para o "Figuras em Casa", um ciclo de espetáculos e performances, realizados a partir da casa dos artistas e transmitidos em direto através das plataformas digitais do Município de Faro e do Teatro das Figuras. O lançamento deste projecto, com um concerto de artista Nelson Conceição, terá lugar esta quinta-feira, dia 9 às 21h30, na página de Facebook do Teatro das Figuras, seguido do projeto Discossauro de Miguel Neto, no sábado e da performance Prelúdio de Amor, Silêncio e Tempo de Milai Miu (Maria Adelaide Fonseca), na terça-feira, dia 14, sempre à mesma hora.
Para o projeto cultural "O papel da arte em tempo de crise!", que pretende através do olhar e criatividade dos artistas, ajudar a comunidade a entender e ganhar uma nova perspetiva sobre o momento de crise que se vive, as candidaturas estão abertas no sítio de Internet Faro 2027.