O espetáculo "Brasa", do encenador e ator Tiago Cadete, natural de Faro, está inserido no BoCA – Biennial of Contemporary Arts, que estreia a 29 de setembro no Teatro das Figuras em Faro e também em Lisboa de 14 a 17 outubro nas Carpintarias de São Lázaro.
O espetáculo aborda a temática do processo migratório, Portugal e Brasil, os atores partilham as suas próprias experiências como migrantes e é lançado um olhar crítico sobre a relação histórica entre Portugal e Brasil.
A palavra Brasil tem origem na grande quantidade de árvores de pau-brasil existentes na região do litoral brasileiro. Brasil deriva de brasa, já que esta árvore possui uma seiva avermelhada, cor de brasa. Durante anos essas árvores foram extraídas e vendidas para o continente europeu, um dos objetos que mais cruzou o Atlântico.
Nos últimos anos, novos grupos migratórios escolheram Portugal ou o Brasil para estudar, em busca de novas oportunidades de trabalho ou para sair do seu país de origem por motivos políticos. Quem são esses novos migrantes brasileiros e portugueses? Que desejos têm quando decidem migrar? Em “Brasa”, Tiago Cadete lança um olhar crítico sobre a relação histórica entre Portugal e Brasil.
Tiago Cadete nasceu em Faro, 1983. Vive atualmente entre Lisboa e o Rio de Janeiro. O seu trabalho situa-se na fronteira entre as Artes performativas e Visuais.
Frequenta o Doutoramento em artes visuais na Escola de Belas Artes - UFRJ - Rio de Janeiro, onde é Mestre pela mesma instituição. É licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Pós Graduado em dança pela Faculdade Angel Vianna. Até hoje o seu trabalho tem sido apresentado em diversos teatros e festivais no continente Europeu, Americano e Asiático. Em 2011 participou no projeto europeu de pesquisa e criação de performance A.D.A.P.T, e das suas criações destaca “Entrevistas”, “Apagão”, “Highlight”, “Golden” e ”Alla Prima”.
Desde 2009 colabora regularmente com Raquel André tendo criado as peças: “No Digital”, “Last” e “Turbo_Lento”. Colabora com criações para o Serviço Educativo da Culturgest. É artista associado da EIRA.