Sobe aos palcos de Lagos e Lagoa, de 18 a 21 de fevereiro, o teatro de marionetas de sombras "A Epopeia de Gilgamesh", um espetáculo baseado num dos mais antigos épicos registados, datado de 2000 AC.
Através de uma co-produção da ARTIS XXI e a Questão Repetida, a organização explica que o espetáculo relata «as desventuras de Gilgamesh, um herói sumério, que podia derrotar qualquer inimigo em batalha e até mesmo levantar montanhas. Reza a história que Gilgamesh era parte deus, parte humano. Quando Gilgamesh, na sua solidão começa a maltratar o povo de Uruk, os deuses decidem intervir enviando um desafio: Enkidu, o homem selvagem. Enkidu e Gilgamesh lutam, mas sendo que nenhum pode derrotar o outro, algo de surpreendente acontece».
A produção é uma ideia original de Ana Falé, com direção artística de Ana Falé, direção musical de Elsa Santos Mathei, com o marionetista, Jorge Soares, narração de Ana Falé e música do Ensemble Armilar. A Epopeia de Gilgamesh conta ainda com a participação no desenvolvimento das peças musicais do compositor algarvio João Pacheco.
Em Lagos, o espetáculo acontece no Auditório do Centro Cultural a 18 de fevereiro para uma sessão exclusiva para escolas e no dia 19 às 16h00.
Em Lagoa, será no Auditório Carlos do Carmo, dia 20 de fevereiro às 16h00, e a 21 numa sessão exclusiva para escolas.
Os bilhetes já estão à venda em
www.ticketline.sapo.pt, com um custo de 6 euros. Os menores de 18 anos têm entrada gratuita.