Cultura

Teatro do Eléctrico leva espetáculo de teatro e música a alunos do Algarve

Ilustração - José Cruz
Ilustração - José Cruz  
O Teatro do Eléctrico está esta semana no Algarve, nas escolas de São Brás de Alportel, Faro e São Bartolomeu de Messines com o espetáculo de teatro e música, A Orquestra, a partir de Edvard Grieg, Piotr Tchaikovsky e Sergei Prokofiev uma co-criação e encenação de Ricardo Neves-Neves, com criação e interpretação António Ignês, Eliana Lima, Juliana Campos e Rita Carolina Silva.

A Orquestra é um espetáculo para a infância e juventude que cruza a obra de compositores que trabalharam o universo infantil na sua criação musical com esta dramaturgia, contando uma história alternativa da origem da orquestra.
 
Na sinopse do espetáculo lê-se que, A Orquestra, numa vila na região de Litania, vivem Tina Trompa, Vitorino Violino, Freddie Fagote e Tânia Teclas, habitantes musicais que através da voz falada e cantada apresentam o seu instrumento e as suas famílias – as famílias de instrumentos da orquestra. Confrontados com o aparecimento de uma vilã que odeia música e lhes rouba notas musicais, as quatro personagens lançam-se numa aventura em busca das notas perdidas. Passando em legato e allegro por várias peripécias e encontros inesperados, descobrem através da música, um sentido de união que irá mudar as suas vidas e a história da música para sempre.
 
As apresentações acontecem em São Brás de Alportel, na EB1 de Vilarinhos, esta quarta-feira, em Faro, no Colégio Oficina Divertida, na quinta-feira com quatro sessões e em São Bartolomeu de Messines, na EB1 da Portela, na sexta-feira, com uma sessão.