Cultura

Teatro Municipal de Portimão apresenta "Opera Rocks": Uma história de amor clássica

As associações culturais Marginália (Portimão) e Ideias do Levante (Lagoa), com o apoio do Município de Portimão, apresentam no dia 14 de janeiro de 2023, pelas 21h00, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO), o projeto musical "Opera Rocks", contando com a interpretação de Carla Pontes (soprano), Ray van Duijvenbode (voz e guitarra), Cristiana Silva (piano) e Mário Rui Filipe (narrador).

PUB
"Opera Rocks" é uma história de amor clássica, na qual, uma estrela de rock (Freddy) entra na vida de uma diva, a soprano Maria. A história é apresentada ao público por um narrador (Mário Rui Filipe) que coloca o espetador na vida de ambos. Maria é interpretada por Carla Pontes e Freddy, é interpretado por Ray van Duijvenbode. Os músicos são acompanhados ao piano por Cristiana Silva.
 
Carla Pontes é soprano, professora de canto e vocal coach e natural de Lisboa. Nascida em Lisboa, no bairro típico de Alfama, onde cantava para a vizinhança, a naturalidade com que o fazia era tal, que só viria a considerar enveredar pela música muito mais tarde, após se ter licenciado em ensino artístico, tendo dado aulas na área durante 16 anos. Porém, dada a necessidade de cantar e de explorar o canto, iniciou os seus estudos e exploração vocal com diversos professores em Portugal e no estrangeiro.
 
Carla cantou sempre vários estilos musicais, tendo-se tornado mais conhecida, principalmente no sul de Portugal, como cantora lírica. A sua natural capacidade de ensinar, aliada aos seus estudos de corpo, voz, movimento, libertação vocal, entre outros, fazem dela também uma professora de canto com uma abordagem única e criativa. Saiba mais em www.carlapontes.info
 
Ray Van Duijenbode é cantor, guitarrista e compositor, nasceu em Amesterdão (Holanda), em 1976 e, com dois anos de idade, deixou a Holanda com destino ao Algarve, com os seus pais. Adoptou o Português e os seus costumes e estudou na escola pública. Aos 14 anos integrou a Mefistófeles, uma banda de covers, que interpreta Led Zeppelin, Queen e AcDC. Ray é convidado a integrar a banda de rock "Iris", como cantor e guitarrista, e aos 17 anos, gravou o primeiro álbum onde escreveu algumas das letras. Ingressou no curso de Turismo na Universidade do Algarve e foi forçado a tomar uma escolha: estudar ou seguir a carreira de músico. Autodidata, decidiu desenvolver o seu instrumento, através de aulas particulares, não tendo parado de estudar a sua voz. Criou a banda Tambu e Gecko Soup, gravou um álbum com Paulo Barros intitulado "More Humanity Please..." e prepaou-se para lançar dois álbuns com a banda Stone Breaker e Terraplana que foram lançados ainda em 2018.
 
Cistiana Silva (piano) iniciou os seus estudos musicais em 1995 no Conservatório de Portimão - Joly Braga Santos onde realizou o curso Básico de Piano e de Violino. Em 2003 transferiu-se para a Academia de Música de Lagos, a fim de prosseguir o curso complementar. Trabalhou com os professores João Pedro Cunha (violino), João Rosa e Elena Tsouranova (piano). Participou em masterclasses de piano com os professores Álvaro Teixeira Lopes e José Eduardo Martins. Entre 1995 e 1998 ganhou um 1º e três 2º prémios nos concursos internos de alunos da Academia de Música de Lagos. Em 2005 obteve Menção Honrosa no Concurso Internacional de Piano Cidade do Fundão. Em 2006 ganhou o 3º prémio no VIII Concurso de Piano Florinda Santos, em S. João da Madeira, e, já em 2007, o 2º prémio no VII Festival das Artes Infantil e Juvenil de Albufeira. No ano de 2010 completou o curso superior de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Jorge Moyano. No mesmo ano faz parte do projeto "Ligações Contemporâneas" com o Trio Flaugotiano, com o qual gravou para a Antena 2, estreando peças escritas, para este trio, de compositores, como Sérgio Azevedo.
 
Mário Rui Filipe (professor e encenador de teatro), nasceu no Barreiro e desde 2003 que se iniciou no Teatro Profissional com o Teatro dos Objectos e nesse mesmo ano colaborou com o Teatro O Bando no espetáculo "Pino do Verão". Em 2004 ingressou no Teatro ao Largo, de Vila Nova de Milfontes, companhia profissional que faz espetáculos em todo o País. Nesse mesmo ano, ingressou na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo onde estuda Teatro – Interpretação. Trabalha com encenadores como João Mota; João Brites; João Cardoso; Rogério de Carvalho; Inês Vicente; Rui Quintas, Lee Beagley, entre outros. É encenador desde 2002. Desde 2006 que é professor de Teatro, Expressão Dramática, Animação Sociocultural, Técnicas de Expressão e Comunicação no ensino Básico, Secundário e Profissional. Desde 2012 que encena espetáculos para o Curso Profissional de Artes do Espectáculo da Escola da Bemposta, onde é seu director desde esse ano e professor das disciplinas de Interpretação, Dramaturgia e Formação em Contexto de Trabalho.
 
Os bilhetes para este espetáculo destinado a maiores de 6 anos, têm um custo de 10 euros, podendo ser adquiridos via bilheteira online do TEMPO ou na plataforma BOL.
 
Os sócios das associações Marginália e Ideias do Levante têm um desconto de 2 euros no bilhete, mas este terá de ser adquirido presencialmente junto ao balcão do TEMPO.
 
Este projeto conta com o apoio das seguintes entidades: Município de Lagoa, Município de Beja, Município de Loulé, Município de Portimão, União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Vale do Lobo Resort, Solidó - Instrumentos Musicais, Estorninho.biz, Photos4Life, Balance Café & comunicação social e grupos no social media.