Depois de um ano de interrupção, que obrigou o projeto Sax@Sul a reinventar-se, fomentando uma proposta de criação que une o Algarve e o Alentejo numa rede de espetáculos, a terceira edição passa, este sábado, 13 de novembro, pelo TEMPO - Teatro Municipal de Portimão.
Assim, no Pequeno Auditório do TEMPO serão reveladas a duas facetas mais incomuns do saxofone, com HOLI, projeto a solo de João Mortágua, saxofonista de jazz possuidor de uma vasta discografia e distinguido com o Prémio Play para o Melhor Álbum de Jazz de 2020, e com o grupo 2_LOW, um duo de saxofone barítono (Filipe Valentim) e clarinete baixo (Vasco Valente) que vai interpretar obras de vários compositores portugueses, escritas propositadamente para a dupla, adianta o Município em nota enviada às redações.
As performances começam às 21h00, sendo que os bilhetes custam 5 euros e estão disponíveis na bilheteira do TEMPO e em tempo.bol.pt.
No fim de semana seguinte, a 20 de novembro, sobe ao palco do Grande Auditório o André Rosinha Trio, liderado pelo contrabaixista e compositor português André Rosinha, que integra os projetos de Salvador Sobral, Júlio Resende, e João Barradas, tendo tocado com protagonistas do jazz nacional e internacional, como são os casos de Mário Laginha, Greg Osby, Abe Rabade ou Perico Sameat.
Rosinha tem dois discos em nome próprio - Pórtico (2017) e Árvore (2019), ambos distinguidos pela crítica nacional, e será este último que, juntamente com João Paulo Esteves da Silva (piano) e Marcos Cavaleiro (bateria), apresentará em Portimão.
O concerto tem início marcado para as 21h00, com bilhetes a 10 euros, disponíveis na bilheteira do TEMPO e em tempo.bol.pt.
Quanto ao projeto "O Palco é Teu", de apoio direto criado pela Câmara Municipal de Portimão para apoiar os artistas locais cuja atividade foi afetada pela pandemia da Covid-19, e para o qual foi destinado um auxílio financeiro de 500 euros por cada artista individual e de 1.000 euros por cada banda, iniciaram-se em maio e chegam ao fim neste mês de novembro, num total de 39 atuações.
Esta quinta-feira, dia 11, tem lugar a antepenúltima edição, que contará com as atuações de Teresa Viola, para propor no palco uma viagem musical pelo fado tradicional, com algumas incursões pelo fado musicado, e de Edmundo Vieira que apresentará ‘Mais de mim’, álbum que espelha a sua carreira.
No dia 18, a penúltima sessão tem como convidados os Volume 2, uma banda de pop-rock português, e o DJ Carlos Peregrino, que animará o público com a sua performance de house comercial.
Por fim, no dia 25 de novembro, quinta-feira, decorrerá a última sessão com as atuações de Haja Saúde, grupo musical composto por oito pessoas, «criado para cuidar a saúde mental delas e dos outros», e dos Giletes d’Aço, «que nos habituaram aos seus sketchs humorísticos, mas que desta vez apresentam um concerto em acústico, com as suas músicas traduzidas de forma literal para algarvio», explica a autarquia.
Os concertos decorrem todos às 19h00, no Pequeno Auditório do TEMPO, sendo necessário proceder ao levantamento de bilhete no dia anterior ao concerto.
Ainda na música, para o dia 17 de novembro, quarta-feira, pelas 21h00, o TEMPO, recebe mais uma edição do "Choque Frontal ao Vivo", programa da rádio Alvor FM gravado ao vivo uma vez por mês no Pequeno Auditório, com público a assistir.
Os convidados deste mês são os The Black Teddys, uma banda Indie Rock formada em 2015 e influenciada pelo panorama rock e pop dos anos 60 aos anos 80, que teve oportunidade de pisar palcos como o Festival F, Festa do Avante, Teatro das Figuras, Festival do Marisco, e clubes como o Sabotage, Tokyo, Texas Bar, ou Bafo de Baco entre outros.
Os bilhetes são gratuitos e devem ser levantados previamente na bilheteira do TEMPO.
Mais informações sobre a programação preparada para os próximos meses em www.teatromunicipaldeportimao.pt ou através dos contactos da bilheteira:282 402 475 / 961 579 917.