Cultura

Teatro Nacional D. Maria II apresenta espetáculos para famílias em Lagos e Tavira

Cabe mais um? - Foto - João Versos Roldão
Cabe mais um? - Foto - João Versos Roldão  
Cabe mais um? e Não se pode! Não se pode! são dois espetáculos pensados para crianças a partir dos 3 anos, que se encontram em circulação pelo país no âmbito do projeto Boca Aberta, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes.

PUB

Com sessões para famílias e também apresentações em diversos jardins de infância, os espetáculos vão agora passar pelos concelhos de Lagos, Ourém, Ponte de Lima e Tavira.

Não se pode! Não se pode! será apresentado na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, a 18 de outubro, e no Teatro Municipal de Ourém, a 25 de outubro, enquanto Cabe mais um? viajará pelo Centro Cultural de Lagos, a 19 de outubro, e pelo Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, a 8 de novembro. 

Os dois espetáculos contam com encenação de Catarina Requeijo e texto de Inês Fonseca Santos e Maria João Cruz, tendo sido criados em colaboração com comunidades artísticas de Lagos, Ourém e Ponte de Lima. Cabe mais um? tem interpretação a cargo de Beatriz Jacinto, Mafalda Cardoso Pereira e Mariana Fonseca, enquanto Não se pode! Não se pode! conta com dois elencos distintos: Mário Alberto Pereira, Marta Garcia Cruz e Sofia Pereira, que apresentarão o espetáculo em Ourém, e Berna Huidobro, Guilherme Félix e Inês Cardoso, que se apresentam em Tavira.

Ao longo deste ano de 2025, as comunidades artísticas de Lagos, Ourém e Ponte de Lima foram convocadas a participar na criação destas duas peças. Para além de espetáculos, o Boca Aberta leva ainda, aos três concelhos parceiros do projeto, a Oficina Boca Aberta, uma oficina para educadores de infância, professores e auxiliares de ação educativa, que tem como objetivo desafiar a criatividade dos participantes e enriquecer o seu trabalho através das artes cénicas; e as Conversas de Boca Aberta, que decorrerão neste último trimestre do ano e consistem numa série de encontros que visam pensar e potenciar as relações entre instituições culturais e educativas, através da partilha de experiências, práticas e conhecimentos.

O Boca Aberta é um iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes e os Municípios de Lagos, Tavira, Ourém e Ponte de Lima.