Ambiente

Técnica de fogo controlado testada em Monchique

 
A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, através do seu Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, e em parceria com o município de Monchique e a Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio, promoveu uma ação de fogo controlado em Monchique, em parcelas de eucalipto.

Participaram nesta ação diversos técnicos com credenciação em fogo controlado, obtida através do curso de formação promovido pelo Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da AMAL, em 2021/2022.
 
A técnica que obriga a conhecimentos "profundos do uso do fogo no ecossistema, não pode aplicar-se indiscriminadamente e só está autorizada a quem for reconhecida essa competência", esclarece a AMAL em comunicado. 
 
Com este método, é possível "proteger povoamentos florestais, potenciar a segurança dos operacionais em combate e a salvaguarda de bens, pessoas e animais, assim como mitigar os efeitos severos dos incêndios", reforça a entidade. 
 
A ação contou com o apoio e colaboração do município de Monchique, dos Bombeiros Voluntários de Monchique e de Aljezur e de uma equipa de sapadores florestais Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio.