Começaram ontem as obras de recuperação do pavimento em madeira da Catedral de Silves.
As obras serão realizadas pela Câmara Municipal de Silves em colaboração com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves, entidade responsável pela utilização diária daquele edifício.
Segundo revela nota do Município, os trabalhos ficarão a cargo do Serviço de Conservação e Restauro da Divisão de Cultura, Turismo e Património e do Serviço de Carpintaria da Divisão de Obras Municipais e Trânsito da autarquia, que irão reparar "patrologias e danos identificados".
De acordo com a mesma nota "o pavimento em madeira do templo encontra-se bastante mal tratado sobretudo devido às condições ambientais do espaço (nomeadamente o excesso de humidade outrora ali existente) e à ausência ou realização de manutenções deficientes e restauros dissonantes".
A intervenção que deverá ter uma duração de cerca de 92 dias, foi previamente aprovada pela tutela - a Direção Geral do Património Cultural -, tendo sido desenvolvido antecipadamente o diagnóstico do estado de conservação pela equipa de Conservação e Restauro da autarquia, recorrendo a um minucioso mapeamento de patologias.