Sociedade

Técnicos da autarquia recuperam pavimento "mal tratado" da Catedral de Silves

Começaram ontem as obras de recuperação do pavimento em madeira da Catedral de Silves.

PUB
 
As obras serão realizadas pela Câmara Municipal de Silves em colaboração com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves, entidade responsável pela utilização diária daquele edifício.
 
Segundo revela nota do Município, os trabalhos ficarão a cargo do Serviço de Conservação e Restauro da Divisão de Cultura, Turismo e Património e do Serviço de Carpintaria da Divisão de Obras Municipais e Trânsito da autarquia, que irão reparar "patrologias e danos identificados". 
 
De acordo com a mesma nota "o pavimento em madeira do templo encontra-se bastante mal tratado sobretudo devido às condições ambientais do espaço (nomeadamente o excesso de humidade outrora ali existente) e à ausência ou realização de manutenções deficientes e restauros dissonantes".
 
A intervenção que deverá ter uma duração de cerca de 92 dias, foi previamente aprovada pela tutela - a Direção Geral do Património Cultural -, tendo sido desenvolvido antecipadamente o diagnóstico do estado de conservação pela equipa de Conservação e Restauro da autarquia, recorrendo a um minucioso mapeamento de patologias.