Algarve

Telma Robim

 
Telma Maria Robim Santos é Presidente da Comissão Executiva da Algar.

 
Tem uma Licenciatura em Engenharia Química, pela Universidade Nova de Lisboa e o Programa Avançado de Gestão para Executivos (PAGE), da Universidade Católica Portuguesa.
 
De 1994 a 1997, foi consultora nas áreas Técnica Industrial e Ambiental na GORIN Portugal.
 
De Janeiro 1997 a Agosto 1999, Diretora Técnica do Sistema de Tratamento de Resíduos do Algarve na Algar, SA (Faro).
 
Já na empresa Amarsul, SA foi responsável de exploração do Subsistema de Palmela, de Setembro 1999 a Agosto 2003, Chefe da Divisão de Aterros na Amarsul, SA (Seixal), de Agosto 2003 a Setembro 2006, e Diretora de Exploração do Sistema de Tratamento de Resíduos da Margem Sul do Tejo, de Outubro 2006 a Setembro 2017. 
 
Em Setembro 2017 foi nomeada Administradora Delegada da Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA.
 
Refira-se que Telma Robim viu a Algar nascer em janeiro de 1997, na altura com função de técnica. Acompanhou todo o arranque da empresa antes da exploração. Assistiu à selagem das lixeiras então existentes na região, à construção do aterro sanitário do Barlavento e das oito estações de transferência. Acompanhou a escolha do local do aterro sanitário do Sotavento e todo o processo subjacente a essa decisão. Quando saiu, em 1999, o projeto ainda não estava concluído. O processo da recolha seletiva no Algarve ainda estava no início e a unidade de triagem estava nos seus primórdios.
 
Esteve 18 anos fora da região, numa das firmas do grupo Empresa Geral de Fomento, onde foi diretora de exploração. Quando regressou às origens, em 2017, encontrou uma Algar que já não é a mesma, que cresceu bastante e tem mais atividades, mas que ainda conta com alguns colegas do seu tempo.
(+) Algarve

Maria Teresa Dinis

Joaquim Correia Peres

Paulo Águas

João Fernandes

António Branco