Comportamentos

Temos de nos assumir tal como somos

 
O mesmo é dizer que nos assumimos como responsáveis pelas nossas escolhas, pelo nosso estilo de vida, pelas nossas opções e pelo sentido que damos aos valores que recebemos da nossa cultura.

 
Se nos aceitarmos a nós próprios, mais facilmente seremos aceites e respeitados pelos outros, basta que para isso, não entremos em fundamentalismos e que igualmente respeitemos os outros na sua condição diferente.
 
Acredito que, muito mais que sermos aceites pela sociedade, precisamos de nos assumir e aceitar as nossas características, pois só assim as poderemos melhorar, alterar quando necessário e sermos responsáveis pela nossa vida.
 
A felicidade individual depende precisamente desta postura, desta capacidade de encontro pessoal, da liberdade de nos olharmos ao espelho e dizermos que gostamos de nós próprios, que sabemos que podemos melhorar e que os outros são diferentes de nós, mas que igualmente merecem o nosso respeito.
 
Esta afirmação pessoal nada tem a ver com a exibição do Ego, mas sim com a aceitação daquilo que temos, somos e podemos vir a ser. Assumirmo-nos tal como somos também pode traduzir a publicação de uma imagem nas redes sociais, de comentários e publicações pessoais, mas é muito mais do que isso, é olharmos para nós tal e qual como somos, aceitar, assumir e gostar. É não nos preocuparmos tanto com o que pensam de nós e concentrarmo-nos mais naquilo que podemos ser e fazer para melhorarmos a nossa autoimagem e autoestima.
 
Não acredito que exibir a nossa imagem nas redes sociais nos melhore a autoestima, mas sim, coloca-nos à consideração do que os outros pensam de nós. O encontro pessoal acontece na avaliação diária das nossas atitudes e comportamentos. Eu ser capaz de dizer a mim mesma que não gostei da minha postura numa reunião e que acredito que posso ter um desempenho melhor numa segunda oportunidade. É assumir uma falha e procurar informação que me permita melhorar o que sou através da correção desse erro, é assumir-me como imperfeita, mas com vontade de aprender mais e fazer de forma diferente noutra ocasião.
 
É aceitar que nem toda a gente gosta de mim ou que me valoriza, mas que, mesmo assim, eu acredito nas minhas capacidades e trabalho diariamente para melhorar aquilo de que menos gosto em mim. Assumirmo-nos implica vermo-nos de forma alargada e num todo; com qualidades positivas e negativas e, quanto mais desenvolvermos essa capacidade, mais felizes e realizados seremos porque temos oportunidade de melhorar os nossos pontos fracos, de corrigir os nossos erros e dar ênfase ao que temos de melhor. Com este equilíbrio seremos certamente mais livres, confiantes e felizes, basta que façamos um primeiro esforço em querer ver a realidade.
 
Tenho peso a mais? Gosto de estar assim ou quero perder peso? Sou eu que decido e assumo as minhas escolhas, logo também sou responsável por colher os frutos daquilo que planto. Sou responsável pelas minhas conquistas e pela minha luta para ser mais feliz, tal como sou responsável por aquilo que quero melhorar e que correu menos bem. Isso é ser uma pessoa assumida! Isso é ser exigentes connosco próprios, mas acima de tudo realistas e pragmáticos.
 
Eu assumo os meus sentimentos, vontades, pensamentos e comportamentos, e você?
 
Fátima Fernandes