Curiosidades
Temos de ver a realidade como um todo
O ser humano possui um infinito de capacidades que, bem geridas, permitem conhecer de tudo um pouco.

 
É verdade que não conseguimos ser “bons” em tudo, mas é importante que consigamos observar o mundo para além do nosso grupo de referência e pelas experiências em que já participamos.
 
Percebemos a importância de alargar os nossos horizontes quando nos deparamos com um qualquer problema, já que é nesses momentos que nos damos conta da relevância em dispor do contraditório e de mais conhecimentos que nos permitam encontrar soluções.
 
Naturalmente que ficamos muito limitados quando pouco vemos para além do nosso umbigo, pois essa postura redutora, não nos ajuda a alcançar alternativas possíveis e acabamos por ficar muito dependentes das opinião dos outros.
 
Quando se diz que é importante estar minimamente informado, é porque essa postura mais abrangente nos ajuda a aceitar melhor a diversidade e a assumir que existem várias respostas para um mesmo problema.
 
Um cérebro leitor é diferente de um que apenas lida com o seu quotidiano. Quer isto dizer que, quando despertamos para outras realidades, nos preparamos para melhor responder às nossas necessidades em cada momento, para além de ser muito mais fácil e descontraída a postura de lidar com o conhecimento. Uma pessoa que sabe mais acerca da realidade, é naturalmente mais feliz e compreensiva para consigo mesma e para com os outros. Deixa de perder tempo e energia com preconceitos e, pouco se dedica à vida alheia, já que a sua é rica e importante.
 
São muitas as vantagens de construir o conhecimento e, podemos fazê-lo ao nosso ritmo, basta que tenhamos curiosidade em aprender mais e em aplicar novos saberes na nossa realidade.
 
É muito gratificante a sensação de sentir que se está a fazer melhor, a aprender e a crescer internamente e, quem lê, quem observa o mundo, as pessoas e as situações de forma isenta, sabe muito bem do que estamos a falar.
 
Na mesma medida é muito entusiasmante comparar a forma como já superamos um conflito ou um problema com um modelo utilizado anteriormente. Mostra-nos que estamos a aprender e que somos cada vez mais ricos enquanto pessoas e seres humanos.
 
Para além de gostar de aprender, é importante que incentive os seus filhos a fazerem-nos, pois a curiosidade desde pequenos assume a máxima importância nas diversas etapas de vida.
 
Uma criança que desperte para a curiosidade, será certamente melhor aluna que aquela que se limita a reproduzir o que os outros fazem. A criança curiosa quer sempre encontrar a resposta mais adequada e atualizada para um problema. Vai encontrar novas brincadeiras, novas formas de se relacionar com os outros e de se posicionar no mundo. Vai querer aprender mais na escola e nas atividades em que participa e, o gosto de aprender será alimentado infinitamente, o que lhe garante uma postura crítica face aos novos desafios e problemas com que se confronta.
 
O hábito de contar uma história antes de dormir, é tão importante como a alimentação e os cuidados de higiene. A criança que adormece com uma história, vai abrir horizontes para novas realidades e, quando aprender a ler, vai querer ser ela mesma a mostrar aos pais essas conquistas. Aos poucos, saberá recontar a história, inventar novos personagens e até promover-lhes um desfecho e sentidos diferentes. Está a alargar a sua imaginação e a crescer com um importante hábito de leitura.
 
Esta será uma ferramenta essencial para que se torne melhor pessoa e melhor cidadão como se pretende com a educação formal e informal. Ao mesmo tempo, uma criança que é incentivada a ler em casa, terá muitos mais argumentos para lidar com os seus desafios no exterior. É de casa que sai o exemplo e este da leitura, estende-se a várias dimensões da realidade, pelo que ocupa um espaço de elevada relevância.
 
Já sabe, incuta nos mais novos a capacidade de pensar e o gosto por aprender mais e, terá muitas e boas surpresas ao longo da vida.
 
Aproveite a mesma dinâmica e reserve algum tempo do seu dia a aprender algo novo. A leitura é um elemento fundamental para manter essa curiosidade e interesse pela vida e pela aprendizagem. Escolha conteúdos de qualidade e… cultive-se! O mundo certamente que irá ganhar um novo sentido para si.
 
Fátima Fernandes