Sociedade

Temperaturas continuam a subir até quarta-feira

O calor chegou, mas tem data de partida marcada. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera, as temperaturas vão continuar a subir até quarta-feira e começam a descer no dia 2 de Abril.

PUB
 
As temperaturas mais elevadas que o habitual para esta época do ano são uma consequência de uma trajetória de ar seco que percorre o território do continente. O mesmo estado de tempo, aumenta a exposição a alergias e aos raios UV.
 
Para hoje, o Algarve vai registar uma máxima de 24ºC, céu limpo e vento fraco. O mesmo cenário irá manter-se pelo menos até quinta-feira, mas com subida gradual da temperatura.
 
Devido ao calor e ao sol que se faz sentir, quase todo o país apresenta hoje risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
 
De acordo com o IPMA, o Funchal apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV) enquanto as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada estão com níveis altos.
 
Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.
 
De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.
 
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões norte e centro até final da manhã e para o final do dia, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior.
 
Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 11 e 22, no Porto entre 10 e 16, em Vila Real entre 7 e 24, em Viseu entre 7 e 22, em Bragança entre 8 e 25, na Guarda entre 8 e 20, em Castelo Branco entre 10 e 28, em Évora entre 8 e 26 em Beja entre 8 e 27, em Faro entre 13 e 24.
 
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas da ordem dos 60 quilómetros por hora até final da manhã.
 
No Funchal as temperaturas vão variar entre os 16 e os 23 graus Celsius.
 
Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e pouco frequentes no grupo Ocidental e vento bonançoso a moderado.
 
Quanto às temperaturas, em Ponta Delgada vão oscilar entre 13 e 18 graus, em Angra do Heroísmo entre 13 e 17, na Horta entre 14 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 19.
 
De um modo geral, as previsões de “bom tempo” não vão chegar à Páscoa devido a alterações metereológicas decorrentes da trajetória de ar quente e seco.