Os próximos dias vão ser marcados pela instabilidade atmosférica que se vai sentir, em especial nas regiões do Norte e Centro.
Para o Algarve, as previsões dão conta de céu limpo com uma ligeira descida das temperaturas máximas e mínimas, mas com tempo convidativo a banhos!
A informação avançada pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera dá conta de uma alteração significativa no estado do tempo no Norte e Centro do país com previsão de aguaceiros e trovoada.
As temperaturas deverão baixar já esta tarde e podem ocorrer aguaceiros no norte e condições que permitirão levantar os avisos meteorológicos de calor.
Segundo o IPMA, o risco de incêndio poderá descer no litoral, na segunda-feira e nos dias seguintes em virtude da descida acentuada das temperaturas e da possibilidade de chuva.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o vento tem estado fraco, havendo situações de moderado durante a tarde no litoral oeste, além de vento sudoeste na costa sul do Algarve, uma tendência que deverá manter-se.
O mesmo instituto adianta que, os próximos dias vão ter sempre alguma nebulosidade no litoral oeste, principalmente no norte e centro, e na segunda-feira volta uma situação de instabilidade nas regiões do interior, com aumento da nebulosidade e condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas, em especial durante a tarde e nas regiões montanhosas do norte e centro.
Está prevista uma pequena descida da temperatura, quer da máxima, quer da mínima, embora esta tenha uma quebra mais acentuada.
Para terça-feira, o vento mantém as condições dos dias anteriores e regista-se "alguma nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã e para o final da tarde no norte".
Na quarta-feira, com a aproximação de uma superfície frontal fria, nas regiões norte e centro haverá mais nebulosidade no litoral, um céu muito nublado, e períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos, a partir do início da manhã e em especial no litoral.
Fonte do IPMA avançou ainda que, irá ocorrer uma pequena subida na mínima no litoral norte e centro, e uma pequena descida da máxima, enquanto no sul do país apenas é referida uma descida dos valores mais elevados.
O tempo deverá manter-se instável pelo menos até à próxima quinta-feira.